Ads 468x60px

.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

FONOAUDIOLOGIA EMPRESARIAL? FIQUE POR DENTRO!!



Nos últimos anos o mundo dos negócios exige profissionais cada vez mais preparados e com várias habilidades. Por isso empresas e diversos profissionais estão buscando resoluções e treinamentos específicos, pois a chegada do 3º milênio, demonstra uma verdadeira revolução nas organizações.
Com o advento da ISO (International Organization for Standardization / Organização Internacional de Normatização) e o Programa de Qualidade, uma das principais características e habilidades solicitadas dos profissionais e empresas é a Comunicação Eficaz.
A Comunicação Eficaz está sendo considerada a principal ferramenta estratégica das relações sociais e profissionais. É a ferramenta fundamental para a realização de uma Comunicação Negocial e Empresarial Eficaz nas corporações, entre seus colaboradores (funcionários), fornecedores e seus clientes, promovendo o relacionamento comunicativo eficaz com os clientes internos e externos e demais.
A Comunicação é uma das principais habilidades para conquistar melhores posições no plano econômico, político e social. Desta forma, o aprimoramento do processo comunicativo é recomendado a todos que se interessem pelo desenvolvimento de sua comunicação pessoal e profissional, assim como o monitoramento da eficiência e eficácia da comunicação organ
izacional.
Desta forma, abre-se um campo bastante promissor para o fonoaudiólogo, o qual pode ser inserido neste contexto como consultor, assessor e instrutor de treinamento na área de comunicação corporativa e pessoal, possibilitando uma excelente oportunidade e perspectiva de trabalho, de acordo com as novas tendências mercadológicas.
Com a crescente demanda por prestadores de serviços, na área de consultoria e treinamento, em especial na área de Comunicação, é fundamental que o fonoaudiólogo desenvolva habilidades e posturas condizentes com estas tarefas e realidade, inovando e ampliando sua atuação clínico-terapêutica para as atividades de consultoria, assessoria e treinamento em comunicação nos vários segmentos da gestão empresarial e recursos humanos, entre eles, telecomunicações, comunicação, internet, Tecnologia da informação, indústria e comércio, educação e cultura, arte, marketing e telemarketing, judiciário, saúde e universitário.
É fundamental, neste sentido a capacitação, formação e treinamento do profissional fonoaudiólogo, na área de Fonoaudiologia Empresarial, possibilitando-o desta maneira ocupar o lugar que lhe é de direito no contexto empresarial e organizacional.
Segundo o Anexo 1 da Lei nº 6.965, de 09 de dezembro de 1981, que regulamenta a profissão, o fonoaudiólogo nas suas atribuições se destina a cuidar do indivíduo ou de populações no que se refere à comunicação humana em seus aspectos de fala (articulação, voz, e fluência), linguagem oral e escrita (aspectos fonológicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e pragmáticos), audição (sensibilidade, acuidade, função e processamento) e sistema motor oral (postura, tônus e sistema neuro-vegetativo). Deve promover, habilitar, aperfeiçoar e recuperar os padrões comunicativos, sem preconceitos de ordem política, social, racial e/ou religiosa. (Anexo 1 - Legislação: Lei n.º 6.965, de 09 de dezembro de 1981.)
Assim, o trabalho do fonoaudiólogo - consultor, assessor e instrutor, objetiva o aprimoramento e acompanhamento das atividades de trabalho que necessitem primordialmente de condições excelentes de comunicação.
Nesta medida, desenvolvemos estas atividades no contexto empresarial com o objetivo de aprimoramento, acompanhamento e aperfeiçoamento da arte de falar e de ouvir/escutar; da arte de relacionamento interpessoal eficaz por meio da comunicação; do relacionamento comunicativo interdepartamentos; do trabalho e relacionamento em equipe através da comunicação eficaz; da administração de conflitos através da comunicação eficaz; da comunicação nos processos de gerenciamento, delegação e ordenação de ordens e atividades; do atendimento ao cliente e telemarketing ativo e receptivo; de habilidades de comunicar-se de forma clara, objetiva e motivadora; da interatividade nas reuniões, eventos e apresentações de produtos e serviços; situações de entrevista; da escrita profissional e redação empresarial; da comunicação negocial e empresarial, de encontros de negócios empreendedores; da saúde ocupacional (vocal e auditiva – fonoaudiologia ocupacional) etc.
Fonte: Maria do Carmo Carrasco - Fonoaudióloga Empresarial


COMENTE AQUI EMBAIXO - ESTE MUNDO É SEU!!

0 comentários: