Ads 468x60px

.

sábado, 26 de setembro de 2009

Exercícios para diminuir o ronco e a apnéia do sono

No dia 14 de maio, o Jornal Nacional (noticiário da TV Globo) mostrou uma reportagem falando sobre fazer caretas para diminuir o ronco e a apnéia do sono. Mais do que desconforto, o ronco traz prejuízos para a saúde do paciente. Quando acompanhado pela apnéia do sono, a situação é ainda mais grave.
O ronco representa a dificuldade para que o ar passe pela garganta, causada por um estreitamento nesta região. Este estreitamento acontece, entre outras causas, pelo relaxamento dos músculos próximos à garganta, que “caem” sobre a passagem de ar, dando origem ao barulho do ronco. Quando o estreitamento é pronunciado, pode causar até paradas da respiração, ou a apnéia do sono. Ela pode acontecer mesmo em pessoas que não roncam.
O ronco e a apnéia do sono fazem com que o paciente acorde com a sensação de não ter descansado durante a noite, causa fadiga, falta de concentração e atenção, sonolência durante o dia e aumento da pressão arterial, entre outros sintomas.
O tratamento destas condições envolvia algumas possibilidades, dependendo das causas do ronco e da apnéia. Entre elas, estavam a cirurgia e o uso de respiradores artificiais. Agora, o novo tratamento, baseado em exercícios, foi desenvolvido pela equipe do Incor (Instituto do Coração de São Paulo).
Os exercícios consistem em movimentos semelhantes a caretas. Eles melhoram a função dos músculos ao redor da garganta, deixando-os mais fortes e firmes. Menos flácidos, eles causam menos pressão sobre a via aérea durante o sono.
A pesquisa foi feita com 31 pacientes durante 3 meses. 16 fizeram os exercícios desenvolvidos pela fonoaudióloga da equipe, enquanto os outros 15 fizeram outros exercícios não específicos para a área. A experiência mostrou bons resultados: após os exercícios, houve 40% de melhora na apnéia e a intensidade do ronco mudou de muito alto para semelhante à respiração.
Os exercícios devem ser feitos com a orientação de um fonoaudiólogo, em frente a um espelho. Para manter os resultados conseguidos na fase inicial, em que os exercícios são mais intensos, eles devem ser continuados todos os dias. Se forem interrompidos, os músculos voltam ao estado de fraqueza e flacidez, permitindo que a apnéia e o ronco retornem.
Ainda que esses exercícios não sejam uma solução definitiva para estes problemas, podem aliviar bastante o incômodo e melhorar a saúde de quem sofre com o ronco e a apnéia. Em alguns casos, os exercícios deverão ser feitos como um complemento a outros tratamentos (como o uso de placas para o maxilar, o CPAP ou a perda de peso). Procure um pneumologista para receber orientação quanto ao tratamento mais adequado ao seu caso.

Fonte: Renata Pinheiro.


Para Solicitar os Exercícios Fonoaudiológicos contra o Ronco e Apneia nos envie um email! Ou comente aqui embaixo!!

ESTE MUNDO É SEU!!

13 comentários:

Unknown disse...

muito boa essa rep sobre o ronco e a apneia
gostaria saber quais são os exercicos

Unknown disse...

Parabéns pelo Blog, está muito legal! Sou fonoaudióloga e frequentemente recebo em meu consultório pacientes com essa queixa....faço vários exercícios mas gostaria de saber quais tu fazes também....muito importante essa tua iniciativa de podermos fazer trocas d conhecimentos, mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

Eu gostaria de saber sobre os exercicios.
Se possivel me envie no e-mail: eduardo_fono@hotmail.com

Abraços

CASA DO CRESCER " Espaço Materno Infantil" disse...

Olá, gostaria de receber os exercícios. Pode enviar para clarissa@casadocrescer.com.br.
Muito obrigada e parabéns pelo blog
Clarissa Cunha Mello

Unknown disse...

Estou orgulhosa de vc, amigo N.SALGADO(rsrsrsr).Gostaria que me mandasse os exercícios sobre ronco...adivinha quem tá precisando? hehehehehe ele mesmo!!! beijos

Unknown disse...

Sou fonoaudiologa e gostaria de saber os exercícios para ronco e apnéia.
Parabens pelo mundo da fonoaudiologia.

Elioenai Brasil disse...

Informações de extrema relevância. Parabéns!

Denise Modesto disse...

Gostei muito do texto e estou interessada no assunto. Sou fonoaudióloga e gostaria de receber e-mail com maiores informações.
fgadenise@gmail.com

Anônimo disse...

Olá,
estou precisando de ajuda, meu namorado ronca a ponto de me deixar a noite inteira sem dormir, mas aceitou fazer os exercícios, por isso gostaria de recebe-los por e-mail. Grata desde já! Vanisse
vanissebs@ig.com.br

Anônimo disse...

Olá Pessoal...
Adorei a iniciativa, quero virar frequentadora assídua deste site. E se não for encomodo, queria receber por email os exercícios que facilitam a vida de quem ronca e sofre de apnéia.Sou fonoaudióloga de Barbacena MG.
Grande abraço
Regina
meu email é re_anunes@hotmail.com

Anônimo disse...

BOA TARDE

MEU NOME É MARCELO, TENHO PROBLEMA DE RONCO E APNÉIA DO SONO, MINHA MULHER VIVE RECLAMANDO E EU GOSTARIA DE RECEBER INFORMAÇÕES GERAIS DE COMO ACABAR COM ESTE PROBLEMA. SOLICITO OS EXERCICIOS FONOAUDIOLÓGICOS CONTRA O RONCO E APNÉIA.
E-MAIL: marcelo030175@yahoo.com.br
OBRIGADO PELA ATENÇÃO E ESPERO UMA RESPOSTA O MAIS BREVE POSSÍVEL.

Anônimo disse...

Adorei ler a matéria sobre o ronco e apnéia e como sofro diariamente desse martírio, gostaria mto de receber os exercícios. Meu dentista disse que vai colocar um aparelho ortodontico em mim e que isso vai ajudar em 60% do ronco. Será verdade?
ly5921@hotmail.com
obrigada

Anônimo disse...

Ola, gostaria de receber a serie de exercicios para melhoria do ronco!
Agradeco desde ja.

fabiolamgmelo@hotmail.com