Ads 468x60px

.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Esclerose Lateral Amiotrófica e Células-Tronco

Neurologistas do Hospital Hadassah Ein Karem de Jerusalém foram os primeiros no mundo a tratar pacientes acometidos pela esclerose múltipla com células-tronco extraídas de sua medula óssea, reproduzidas em laboratório e injetadas em sua coluna.
Nesse mesmo estudo clínico foram tratados também pacientes que sofrem de Esclerose lateral Amiotrófica - E.L.A. Mesmo em fase ainda experimental, os resultados se mostram, segundo o jornal, animadores e promissores.

Todos os pacientes submetidos à pesquisa tiveram células-tronco injetadas em uma única ocasião e, por enquanto, não foram realizadas as análises dos resultados do grupo controle para contrastar os testes.
O médico á frente da pesquisa é o neurologista Dimitrios Karousis, profissional de destaque que trabalha no Hospital Hadassah há 19 anos. Ele ressaltou que esta pesquisa clínica é “a primeira no mundo com este tipo de células-tronco".
A esclerose lateral amiotrófica é uma doença que compromete a musculatura e causa deficiência motora progressiva.Como o próprio nome indica, essa moléstia se caracteriza pelo endurecimento dos músculos (esclerose), inicialmente num dos lados do corpo (lateral) e atrofia muscular (amiotrófica).

A ELA é uma doença bastante agressiva e não tem cura. Em minha prática profissional tive oportunidade de acompanhar casos dessa doença. Em síntese, o objetivo é a manutenção das funções orais ligadas à fala, voz e deglutição. A Disartria é do tipo mista, já que são afetados os neurônios motores superiores e inferiores. Em alguns anos o paciente perde, dentre outras, a capacidade de movimentação de língua, fato que compromete e muito a fase oral da deglutição, o que gera consequências na fase faríngea da mesma; a disartria agrava-se e, com isso, a implementação de Comunicação Alternativa é fundamental para manter o paciente interagindo com seus familiares.
Células-tronco
“Elas são de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças. O fato é que a legislação brasileira sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos, já aprovada no Congresso Nacional, permite o uso dessas células para qualquer fim. Mas a lei de Biossegurança aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. E muita polêmica ainda pode surgir, já que a Igreja e outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias".
Fonte:Tatiana Jorgensen


COMENTE AQUI EMBAIXO - ESTE MUNDO É SEU!!

8 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante esta postagem. Sem dúvidas será uma grande vitória para os pesquisadores e um grande benefício para os pacientes esse tratamento da ELA com as células-tronco. Apesar da origem desta doença ainda ser desconhecida, oou para alguns estudiosos ter seu inicio na gênese dos cromossomos, este estudo pode facilitar chegar ao início de tudo.

Unknown disse...

Marcos, gostei muito desta postagem falando sobre uma nova vertente de tratamento para a ELA. Muito há o que conquistar, porém, isso é um bom começo. Com certeza nós fonoaudiólogos e principalmente os pacientes estão esperançosos em um futuro com tudo isso confirmado.

Anônimo disse...

eu por acaso nunca tinha conhecido esta doença mas no dia 3-12-2008 viu na praça da alegria uma reportagem sobre uma senhora que tinha esclerose lateral amiotrófica e como tinha curiosidade em saber o que era e fui á Net.

Anônimo disse...

Só agora li o v/ blog. Espero que que que continuem a investigar e sempre com sucesso, porque também tenho um familiar com ELA, já está 100% imobilizado, na fala na respiração e deglutição.Enfim é um horor de doença.

Anônimo disse...

Tenho um familiar que sofre de ELA. Mesmo sabendo que a doença nao tem cura ou tratamento, ha alguma coisa que possamos tentar... estamos por tudo...

Anônimo disse...

Tenho um familiar que sofre de ELA. Mesmo sabendo que a doença nao tem cura ou tratamento, ha alguma coisa que possamos tentar... estamos por tudo...

Fono News disse...

OLá... A ESclerose Lateral Amiotrofica (ELA) é uma luta diária... temos que buscar ajuda dos profissionais reabilitadores... manter sempre uma melhor qualidade d vida para os que a possuem... a vitória está na NÃO desistência de dias melhores!!
Abraço!

Unknown disse...

Tenho familiar com ELA, gostaria de saber como andam as questões da comercialização do Mouse Optico.