Ads 468x60px

.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

TREINAMENTO AUTÓGENO SCHULTZ


É o método mais antigo (1932), utiliza a heterosugestão e depois a auto-sugestão. É chamado ainda autodescontração concentrativa ou treinamento autógeno.
As técnicas de relaxamento proporcionam benefícios conhecidos, ao produzirem efeitos de incidência geralmente corporal. Todavia, representam também, quando utilizados por clínicos especializados, suportes privilegiados de acesso à dinâmica psicológica. A partir de um método de relaxamento simples, de aprendizagem progressiva, o Training Autógeno Schultz, na forma psicanalítica, propicia ao paciente um espaço relacional de associação verbal sobre sensações, percepções, produção de fantasias ... numa viagem através da história do corpo mas também através do imaginário.Actuando sobre o corpo e, atento às suas expressões actuais ou interligadas a recordações e experiências emocionais, recentes ou passadas, o paciente é levado a tomar conhecimento da origem de ansiedades e perturbações, de nível psicológico, somático e relacional.Dirige-se a pessoas que queiram considerar uma terapêutica que incida sobre as perturbações psicossomáticas ou àquelas que necessitam de uma resposta focalizada nos distúrbios diversos ligados à ansiedade e depressão. Tem indicação também, para quem queira dominar um método de relaxamento para fazer face ao stress quotidiano.
(Fase preparatória): O indivíduo é, primeiramente, solicitado para se concentrar na frase: !estou completamente calmo". Somente de fixar sua atenção nessa frase induz efetivamente um estado relativo de distenção psíquica e física. Cada um pode facilmente testar.
1º estágio: A primeira sugestão é dita: "o meu braço está pesado". O indivíduo deverá repetir, em casa, esses exercícios que consiste em se concentrar nessa frase até que constate efetivamente uma sensação de peso em seu braço direito. Quando isso for obtido, faz-se o mesmo com o braço esquerdo, depois com as pernas. A duração é variável.
2º estágio: Diz respeito a sensação de calor, o indivíduo diz: " Meu braço direito está quente". A repetição mental desta frase dá a asensação que está realmente quente o braço, é impressionante. Quando for obtido faz-se com os outros membros.
Estágios Seguintes: 3º estágios - regulagem dos batimentos cardíacos, o 4º estágio é sobre a regulagem da respiração, 5º estágio - é a sugestão de calor epigástrico e o 6º estágio é a sugestão de frescor na testa.
Esses seis estágios constituem, na verdade, o ciclo inferior do método que pode ser completado por um ciclo superior orientado para a meditação.
Fonte: Carlos de Castro, 2007, Huche e Allali, 2005 e adaptado por Marcos Abreu - 2008
COMENTE AQUI EMBAIXO - ESTE MUNDO É SEU!!






0 comentários: