Ads 468x60px

.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Em cada 10 mil nascimentos 30 crianças apresentam deficiência auditiva, em comparação com algumas doenças identificadas pelo “teste do pezinho”, a exemplo da anemia falciforme (2 em 10 mil) ou o hipotiroidismo (2,5 em 10 mil), de acordo com os dados do National Center for Hearing Assesment and Management (NCHAM), da Universidade de Utah (EUA).
A surdez é maior que outras doenças já avaliadas em maternidades, o que comprova a importância da triagem auditiva neonatal para detectar precocemente alguma anormalidade e dar início ao tratamento. A perda da audição pode surgir em qualquer fase da vida e muitas vezes é irreversível. Quando ocorre desde o nascimento – a mais grave – pode afetar definitivamente o desenvolvimento psicossocial do ser humano e interferir na condição mais importante da vida: a comunicação. Para ela, ouvir é fundamental para o aprendizado da fala pela qual as pessoas interagem e desenvolvem a linguagem, responsável pela manifestação do pensamento, inteligência e raciocínio. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 10% da população mundial sofrem de problemas auditivos. Na Bahia, o percentual chega a 2% do número de deficientes, ou seja, acima de 5 mil pessoas,informa a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada).
Faltam campanhas que informem os pais sobre o exame de emissões otoacústicas, “teste da orelhinha”, e a importância do diagnóstico precoce da surdez para livrar a criança de problemas na fala e interferência em seu comportamento social.

Fonte: Luiz Carlos Santos Lopes 24/06/2004

Para ver na íntegra esta matéria, clique aqui:

8 comentários:

Anônimo disse...

A TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA TODOS OS RN, MESMO AQUELES QUE NASCEM SEM FATORES DE RISCO!! TERIA QUE SER LEI GOVERNAMENTAL E NÃO APENAS DA INSTITUCIONAL!! PREVENÇÃO SEMPRE SERÁ O MELHOR CAMINHO!!

Daniel disse...

Eu já conhecia o teste do pezinho, mas nunca tinha ouvido falar no teste da orelhinha. Muito interessante. Acho que o estado deveria patrocinar tanto o teste do pezinho, quanto o teste da orelhinha, afinal, é para o bem da sociedade, porque a prevenção de doenças só pode ajudar no futuro do Brasil.

Zeus disse...

Acho importante a triagem auditiva neonatal, o teste da orelhinha.
Só acho que devia ser mais divulgado esse tipo de teste e mesmo os serviços dos fonos, muita gente ainda não sabe o que faz um fono, ou qdo procurar esse profissional.
Gostaria de saber se vc fazem triagem auditiva de candidato tb, pq é de fundamental importância, a maioria dos políticos depois que chegam ao poder costumam ficar surdos. Será alguma espécie de virus? Bactéria? Vício? Um mistérios para os fonos desvendarem...rs rs rs

Alice disse...

Concordo que o teste da orelhinha, assim como o do pezinho, deveriam ser obrigatórios.
Muita coisa pode ser evitada pela prevenção e a surdez talvez seja uma das mais graves e que pode simplesmente ser diagnosticada precocimente.

Anônimo disse...

ZEUS!! NO CONGRESSO DEVERIA TER O TESTE DO LADRÃOZINHO! VIXE ... ESSE SERIA DE UMA ALTA EFICÁCIA!! RSRSRSR

Zeus disse...

Poeta, poeta, se houvesse esse teste do ladrãozinho, estaríamos livres de uma série de molestias graves...rsrsrs
Mas eu acredito no Brasil, no povo brasileiro, sei que uma dia esse país vai aprender a votar...por enquanto...vamos ter que conviver com uns surdinhos, outros de língua "plesa", outros sem dedinhos, e outros com todas esses defeitinhos juntos...rsrsrs

Anônimo disse...

É VERDADE ZEUS! O CONGRESSO TÁ CHEIO DE MUTANTES!!

E VIVA À FONOAUDIOLOGIA DE QUALQUER JEITO!!

Anônimo disse...

Muito bem Zeus, seria ótimo o teste do ladrãozinho, de preferência realizado antes das eleições...pq depois das eleições não passa nenhum eleito nesse teste hahahahahahahaha