Ads 468x60px

.

domingo, 11 de novembro de 2007

Professor é candidato a dano vocal!!

Os professores têm 32 vezes mais probabilidade que as pessoas que exercem outras profissões de sofrer de distúrbios da voz, segundo Julie Ostrem, do Departamento de Distúrbios da Fala e Audiologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos, e do Centro Nacional da Voz e Fala (www.ncvs.org). Muitas pessoas possuem uma laringe robusta, onde está a "caixa da voz", o que permite suportar abusos no uso da voz. Entretanto, explica Ostrem, também existem pessoas propensas a ter problemas de voz, como rouquidão, pouco fôlego ou dor e fadiga quando falam.Essas dificuldades podem tornar-se tão severas a ponto de levar professores a abandonar prematuramente a carreira. Felizmente, explica a especialista, existem formas de prevenir a maior parte dos distúrbios da voz relacionados às mais variadas profissões.
Para a fadiga vocal, por exemplo, a recomendação de quem entende o assunto é a de que é melhor falar por curtos períodos e descansar um pouco do que falar por muito tempo para ter em seguida uma longa pausa.
Há casos em que é preciso recorrer a uma ajuda externa. Para uma sala de aula que obrigue o professor a falar muito alto para ser ouvido até a última fileira das carteiras, forçando a voz, a sugestão para evitar futuros problemas é utilizar um sistema de alto-falante portátil.
Fonte: Folha de São Paulo

2 comentários:

Mag disse...

Sou professora da pré-alfabetização, o que a matéria relata, eu já sentia no meu cotidiano. Já tive várias licenças do trabalho para tratamento médico, mas não sei como evitar o desgaste natural de minhas cordas vocais.
Gostaria de saber o que devo fazer para proteger meu principal instrumento de trabalho.

Fono News disse...

MAG! EM PRIMEIRO LUGAR MUITO OBRIGADO POR VC PARTICIPAR DESTE MUNDO, QUE É SEU TAMBÉM!!
QUANTO AO SEU PRINCIPAL INSTRUMENTO DETRABALHO, VOZ! ESSA DEVE SER CUIDADA POR VOCÊ E POR UM PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO, NA QUAL LHE MOSTRARÁ TÉCNICAS PARA QUE VC ENFRENTE UMA JORNADA BOA DE TRABALHO. PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO PARA UMA AVALIAÇÃO!! ASSIM VC IRÁ PROTEGER SEU INSTRUMENTO TÃO VALIOSO Q É A VOZ! VOLTE SEMPRE!