Ads 468x60px

.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

DILEXIAS.... DISLEXIA!!

Dislexia é uma palavra estranha, mas o problema é mais comum do que a gente imagina: é um distúrbio que atinge cerca de 10% da população. Durante a fase escolar, muitas crianças descobrem que sofrem de dislexia.
O Jornal Hoje mostra que é possível diminuir as dificuldades de aprendizado na escola.




Nicole Cecim, de 10 anos, já cansou de ouvir ofensas dos amigos, e até de professores. “Já disseram que eu sou preguiçosa, que não me esforço”, conta.
A menina tem dislexia, um distúrbio que prejudica o aprendizado. A criança com dislexia tem dificuldades para ler, escrever e interpretar textos, e também para memorizar.
O diagnóstico de Nicole foi feito na Associação Brasileira de Dislexia. A psicóloga Mônica Bianchini explica que o distúrbio é hereditário, e que não é uma doença. “A dislexia é uma disfunção neurológica: a informação faz um caminho mais longo e demora um pouco mais para se processada”, explica.
A associação estima que 10% da população brasileira sofre de dislexia, e o importante, nestes casos, é fazer o diagnóstico precoce.
Um colégio de São Paulo tem tradição no atendimento a alunos com o distúrbio. Na quarta série, algumas crianças ainda penam para escrever. “Acréscimos de letras, trocas, inversões e omissões de letras podem caracterizar essa dificuldade”, diz o orientador educacional, Mario Angelo Braggio.
Na escola, os educadores respeitam o ritmo de aprendizagem dos alunos com dislexia. Eles recebem uma atenção especial do professor; muitos sentam na primeira fila. Nas provas, esses estudantes podem
usar os livros para consultar conteúdos; para resolver um problema de matemática, a tabuada e a calculadora estão liberadas.
“Nós utilizamos também outros recursos, como gravuras, desenhos, materiais pedagógicos. Sem o auxílio desses instrumentos, o aluno vai ter dificuldade de se expressas”, acrescenta a orientadora pedagógica Regina Rodrigues Miguel.
Esse distúrbio começa a ser identificado entre os 7 e os 14 anos, quando as crianças começam a apresentar problemas na escola. Fonte:http://www.dislexiadeleitura.com.br/noticias.php




COMENTE - ESTE MUNDO É SEU!!


11 comentários:

Anônimo disse...

Preciso saber mais sobre dislexia!!! Acho que tenho um problema desse tipo dentro de casa.
Entrarei em contato com o Dr. Marcos. Muito boa a matéria.

Larissa disse...

Dislexia é só dificuldade de aprender? Quais são os outros sintomas? Uma criança dislexica consegue acompanhar normalmente as séries na escola, ou precisa de educação especial?

Fono News disse...

OLá Larissa!! A Dislexia é um disúrbio específico de linguagem já estabelecido desde o nascimento (constitucional) sendo caracterizado por uma ineficiência no processamento fonológico afetando, assim, a leitura e escrita!!

Uma criança Dislexica necessita de um atendimento "especial" dentro da escola regular! A inteligência dessas crianças são totalmente preservadas, porém, quando cai para aprender coisas formais elas se complicam!! Por isso sua criatividade é excepcional!
Não diria que elas (dislexicas) precisaria de "educação especial" e sim de uns cuidados especiais em relação ao seus colegas dito "normais"

Obrigado pela sua presença e volte sempre - por que - este mundo é seu!!

Unknown disse...

Sou fonoaudiologa, e me sinteressei muito pela sua colocção de sindrime de dandy, tenho uma paciente com esse diagnostico, onde você pesquisou para os conhecimentos da sindrome?

Fono News disse...

OLá Paula! A ´Síndrome de Dandy Walker é uma patologia rara, desta forma, são poucas as literaturas... Também tenho uma paciente com esse diagnóstico e pensando nele postei no blog! Pesquiso sempre na internet que é uma rede que não deixa faltar nada!! Temas interessantes sempreserão postados aqui! Principalmente para propiciar informações para profissionais e pais bem como cuidadores destas pessoas que portam tal Síndrome!
Estamos abertos à sugestões... se tiveres algum trabalho para postar pode mandar - porque - este mundo é seu!

Anônimo disse...

Olá, tudo bom? Bom, sou fonoaudióloga e estou concluindo Psicopedagogia. Minha monografia será sobre a contribuição da Psicopedagogia e Fonoaudiologia na Dislexia.Gostaria de saber do Mundo da Fonoaudiologia qual seria o papel de cada um na dislexia. Obrigada.

Fono News disse...

Resumidamente, a Psicopedagogia atuará perante o indivíduo com dislexia propiciando a este um melhor caminho a ser traçado pela aprendizagem, na qual se torne mais viável.
A Fonoaudiologia aponta para as dificuldades dentro de sua área: processamento fonológico, dificuldades, caso haja, com fonemas tanto na fala como para escrita... enfim...
Volte sempre ao Mundo da Fonoaudiologia... aqui agente faz CIÊNCIA

Anônimo disse...

Olá estou passando por um processo de descoberta porque tenho uma menina que tem problemas na fala e na escrita ela tem 9 nos e a professora dise que tenho que procurar ajuda me deu uma carta para a fono e então percebi nas minhas pesquisas que é importante tambem para a conclusão uma psicopedagoga tambem gostaria de saber quais os procedimentos que devo adotar pois pelo o que tenho lido pode ser sim dixlexia e se for como faço é muito dificil
desde já muito obrigada

Fono News disse...

OK,primeiramente obrigado pelo contato.
Então, deve sim... passar por valiação psicopedagógica e Fonoaudiológica, porém, esses 2 profissionais por se só não diagnsticam a Dislexia. Uma vez que a dislexia é um "diagnóstico de exclusão", ou seja, vc deve levar ela no Oftalmologista para ver se não é problema visual, Neurologista para descartar qualquer alteração a nível neurológico, Psicólogo... enfim!
Se apenas fono e psicopedagogo disagnosticarem não passará de apenas um dificuldade de aprendizagem na qual pode mascarar a dislexia! Procures esses profissionais que lhe disse! E qualquer outra dúvida estou por aqui!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA - ESTE MUNDO É SEU!

Marília disse...

Olá,
Estou fazendo uma reportagem sobre dislexia e gostaria de saber mais sobre o papel do fonoaudiólogo em um caso de dislexia. Como é feito o diagnóstico, o tratamento,existe uma idade onde é mais comum aparecer sintomas da dislexia,etc.
Se puder me passar um e-mail, para conversarmos melhor agradeço muito.
Muito obrigada!
Marília Ravasio

Fono News disse...

O DIAGNÓSTICO DA DISLEXIA TEM QUE SER FEITO´POR UMA EQUIPE INTER OU MULTIDISCILPLINAR, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE A DISLEXIA É UM DIAGNÓSTICO DE EXCLUSÃO, SEGUNDO ABD - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE DISLEXIA QUE JÁ TRABALHA NESTE RAMO A MUITO TEMPO. ENFIM... NEURO, OFTALMOLOGISTA, FONOS, PSICOPEDAGOGOS, PSICÓLOGOS...CADA UM DESCARTANDO POSSIBILIDADES DE ALGUM LIMITE. VALE RESSALTAR QUE A CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DA DISLEXIA É A DISCREPANCIA ENTRE A INTELIGENCIA NA MÉDIA OU ACIMA DELA E O FRACASSO ESCOLAR.
TRATAMENTO EXISTE E PODE SER FEITO POR FONOS, PSICOPEDAGOGOS... FAMÍLIA... ENFIM.
OS SINTOMAS APARECEM LOGO NO INÍCIO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM QUANDO HÁ ATRASO E OS SINTOMAS SÃO NOTÁVEIS AOS 08 A 09 ANOS QUANDO PRECISA-SE DE NOTAS PARA PASSAR DE ANO NA ESCOLA!
GRATO, SOU MARCOS ABREU, AUTOR DESTE BLOG E PESQUISADOR DA DISLEXIA!