Ads 468x60px

.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ENTREVISTA COM ELIZABETH LUZ!!

O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: OLÁ FGA. ELIZABETH LUZ, TUDO BEM?
ELIZABETH LUZ:TUDO!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: POR QUE VOCÊ ESCOLHEU A FONOAUDIOLOGIA COMO PROFISSÃO?
ELIZABETH LUZ: No início de minha vida profissional, fui professora alfabetizadora, aqui no Rio de Janeiro.Percebia que determinados alunos trocavam ou omitiam sons.
Esse comportamento me chamava muito a atenção, porque eu nem sabia que existia tratamento! Com o passar do tempo,fui trabalhar numa Clínica de pacientes psiquiátricos,onde existia uma Fonoaudióloga ( Logopedista!) que atendia um menino autista.Fiquei encantada com o trabalho realizado por ela.Conseguiu até alfabetiza lo!Este fato foi à essência de tudo na minha vida.... Não poderia ser outra profissão
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: POR QUÊ A FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR?
ELIZABETH LUZ:Continuando a caminhar na Fonoaudiologia,que na época atuava principalmente em Educação, eu acreditava e via em vários casos que chegavam, a não ligação com a Educação. Não tínhamos outro tipo de formação. Então,iniciei no RJ, um movimento junto aos colegas fonoaudiólogos,para que a Secretaria de Saúde nos absorvesse....e foi o que aconteceu! Os grupo foram então divididos em Fonoaudiólogos da Educação e da Saúde. Escolhi a Saúde,Pelo tipo de intervenção que eu gostava e gosto até hoje.Iniciamos então,em Postos de Saúde,a criação da Fonoaudiologia,independente da Educação.Como eu gostava de afasias,disartrias e pacientes com seqüelas neurológicas,as colegas enviavam para mim todos estes casos. Intervindo,verifiquei que deveria existir alguma coisa a fazer,antes que chegassem as seqüelas.Foi assim, que através do apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro,implantamos o 1° Serviço de Fonoaudiologia Hospitalar,num Hospital Geral de Emergência,à nível de Brasil.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:VOCÊ É UMA PROFISSIONAL REALIZADA?
ELIZABETH LUZ:Não,enquanto não assistir ao reconhecimento da Fonoaudiologia Hospitalar,como especialidade,pelo nosso Conselho Federal de Fonoaudiologia,pelas Equipes Hospitalares,pelas Comunidades do Brasil todo.Porque a Fonoaudiologia Hospitalar existe de FATO,mas não de DIREITO! Nunca podemos nos sentir realizados, porque temos idéias,ideais e sonhos!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:ATUALMENTE EXERCE QUAL CARGO?
ELIZABETH LUZ:Sou staff do Serviço de Reabilitação do Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro;Diretora Acadêmica do Núcleo de Atividades do Fonoaudiólogo (NAF.BRASIL;Coordenadora de Curso de Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar em algumas cidades brasileiras.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:FOI DIFÍCIL CHEGAR ONDE A SENHORA CHEGOU?
ELIZABETH LUZ:Não sei aonde cheguei ! Posso dizer que durante todos os meus anos de profissão, realizei meus sonhos,formando acadêmicos ( que hoje são professores e destaques na Fonoaudiologia);criei serviços para que a profissão cresça cada vez mais.Sinto muito orgulho em ser Fonoaudióloga !
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:QUAIS SÃO AS "PEDRAS" DO CAMINHO?
ELIZABETH LUZ:Essas pedras incomodam o tempo todo........ São geralmente colocadas em nossos sapatos,por pessoas que não conseguem ver a Fonoaudiologia de forma ampla,que existe lugar para todos e que se não deixarmos aos mais novos, o que aprendemos,não adiantou ter vivido tão intensamente a profissão!Pedras são também os profissionais que fazem qualquer negócio por dinheiro e não pelo destaque da Fonoaudiologia!Destes,tenho muita pena!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A A SENHORA É MAIS VOLTADA PARA NEONATOS OU ADULTOS? POR QUÊ?
ELIZABETH LUZ:Gosto mais de trabalhar com adultos.Especializei-me em Neurofisiologia, porque acho o cérebro a mente uma maravilha indecifrável...e estou até hoje, tentando decifrar alguma coisa...mas, se todos gostassem do verde, o que seria do vermelho,não é? Quando sou chamada em berçários ou em Maternidades,não tenho vergonha nenhuma de tomar as primeiras providências com o bebê ou com a mãe. Logo depois,peço a alguma colega especializada em intervenção junto ao bebê,para cuidar do caso.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:QUAL VISÃO A SENHORA TEM SOBRE OS PERFIS DOS PROFISSIONAIS FONOAUDIÓLOGOS E MÉDICOS QUE ATUAM EM ÂMBITO HOSPITALAR?
ELIZABETH LUZ:Dependendo de cada região ou estado brasileiro,tenho visto varios perfis.Aqueles,terríveis,onde a indicação política não verifica a qualificação e a competência do profissional,mas sim,o envolvimento político.Outros que procuram locais de trabalho,mesmo que sejam contra sua vontade e seu sonho,somente por dinheiro..Lamentável! Mais triste ainda,aqueles que utilizam a Fonoaudiologia em causa própria,para aparecer na mídia e no mercado... Coitados!Destas formas,como se inserir em equipes médicas? No momento em que o Fonoaudiólogo Hospitalar tiver conhecimento suficiente e segurança científica,ficará muito fácil entrar no mercado!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:COMO A SENHORA VÊ A FONOAUDIOLOGIA EM GERAL?
ELIZABETH LUZ:A profissão que era dita do futuro e que já é do presente! Temos colocado,no mercado de trabalho,através do Curso de Especialização de Fonoaudiologia Hospitalar,muitos profissionais capacitados a enfrentar os leões de cada dia!Isso demonstra que o jovem fonoaudiólogo,que recebe portas abertas,deve aproveitar o máximo as chances e não perder de vista seus reais objetivos.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A SENHORA TROUXE A 1ª ESPECIALIZAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM SÃO LUÍS-MA, PRETENDE TRAZER A 2ª?
ELIZABETH LUZ:Levarei,porque vi os frutos do que foi levado e ainda estou vendo.
Percebi que a visão do Fonoaudiólogo de São Luís amadureceu e o mais importante de tudo: ACREDITAÇÃO NO PODER DO SABER E NA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A SENHORA ACHA QUE INICIATIVAS COMO A DO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA AJUDAM PARA A ASCENÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA?
ELIZABETH LUZ:De forma bastante gloriosa e sadia.O Fonoaudiólogo precisa do Mundo da Fonoaudiologia para trocar informações,conhecer pessoas ligadas ao ramo,tomar conhecimento de novas pesquisas que estão acontecendo pelo mundo,de encontrar colegas e tantas outras vantagens....Precisa continuar,com o ardente desejo de seu criador!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA AGRADECE SUA DISPONIBILIDADE DE SER ENTREVISTADA E DE CONTRIBUIR AINDA MAIS PARA O SUCESSO DE UM NOVO ESPAÇO QUE VEIO PRA DIVULGAR A PROFISSÃO FONOAUDIOLOGIA! OBRIGADO!
ELIZABETH LUZ:Agradeço a oportunidade,de mais uma vez, poder falar aos colegas e despertar os anseios por mercado de trabalho favorável ao desempenho digno da profissão. Ao mundo da fonoaudiologia que permitiu e favoreceu esse encontro através de seu criador o fonoaudiólogo Marcos Abreu,que está desempenhando seu trabalho de formiguinha da fonoaudiologia....levando o saber a todos. Parabéns!


COMENTE - ESTE MUNDO É SEU!!



1 comentários:

Moisés disse...

Gostei muito da entrevista. Me chamou atenção o fato da prof. Beth dizer que ainda não é uma profissional realizada, porque a fonoaudiologia hospitalar, ainda não é reconhecida como especialidade, nem mesmo pelo conselho.
De fato, nenhum bom profissional da fonoaudiologia pode se sentir realizado já que mesmo as equipes multidicisplinares, não reconhecem uma especialidade importantíssima para toda população. Lamentável.