Ads 468x60px

.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

NOVO TEMA!! VOZ COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO!!

VAMOS COMEÇAR ESSE NOVO TEMA COM O PROFISSIONAL DE TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING: VOCÊ SABIA QUE A PORTARIA 9, DA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO E DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, AMBOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO APROVOU O ANEXO II DA NORMA REGULAMENTADORA(NR-17) QUE TRATA DESSE TEMA?
A PORTARIA ESTABELECE PARÂMETROS MÍNIMOS PARA O TRABALHO EM ATIVIDADES DE TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING NAS DIVERSAS MODALIDADES DESSE SERVIÇO. EX: ADEQUAÇÃO ERGONÔMICA DE TODO MOBILIÁRIO, RUÍDOS, AR-CONDICIONADO, CARGA HORÁRIA DE SEIS HORAS DIÁRIAS SENDO DUAS PAUSAS DE 10 MINUTOS A CADA 50 MINUTOS DE TRABALHO ENTRE OUTROS... (Jornal do CFFa).
O OPERADOR DE TELEMARKETING É CARACTERIZADO COMO UM PROFISSIONAL DA VOZ QUE POSSUI ESPECIFICIDADES TAIS COMO DEMANDA VOCAL E OPERACIONAL, OU SEJA, ESTÁ INSERIDO EM UMA REALIDADE DE TRABALHO QUE ENVOLVE METAS, DESAFIOS E TEMPOS DE ATENDIMENTO A SEREM SEGUIDOS, PRODUÇÃO E EXIGÊNCIA VOCAL. Salzstein, (2000)
O FONOAUDIÓLOGO DEVE INTERVIR, ASSISTINDO BEM ESTES PROFISSIONAIS NO SENTIDO DE REEDUCAR A VOZ EVITANDO ATÉ MESMO FALTA NO TRABALHO EM RAZÃO DO MAL EMPREGO DA VOZ!
COMENTE! - ESSE MUNDO É SEU
Obs: para comentar, clique em "comentários" logo após em "anônimo" ou "outros" comente e depois "publicar comentário" é fácil!!

10 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber, se o acompanhamento de um fono junto a esses profissionais de telemarketing, poderia ajudá-los, inclusive a fazer horas extras, sem conseqüências negativas futuras.

Cicero disse...

Acho que o mal uso da voz pode ser notado nas mais diversas profissões.
Sou professor e pretendo me candidatar nas próximas eleições. Pergunto: existem técnicas preventivas e preservadoras que eu possa utilizar para evitar problemas em minha voz, que começa a dar sinais (roquidão)?

Bringel disse...

A fonoaudiologia é como a medicina? Existem especialidades? Ou todos os fonos trabalham em todas as atividades?

Fono News disse...

P/ Anônimo! Veja bem um Fonoaudiólogo trabalhando com um profissional que utiliza a voz como instrumento de trabalho sempre é recomendado e de Fundamental importância! O repouso vocal é recomendado, porém, com técnicas adequadas para o uso intensivo da voz dá sim para fazer hora extra!! Anônimo! Obrigado pela sua visita! Qualquer dúvida venha aqui!´- ESTE MUNDO É SEU!!

Fono News disse...

P/Cícero!! Existem sim técnicas vocais preventivas e principalmente preservadora para exercer qualquer profissão que tenha a voz como instrumento de trabalho!! A rouquidão é uns dos primeiros sintomas a vir!! Cuide-se

Obrigado pela visita e volte sempre!! ESTE MUNDO É SEU!!

Fono News disse...

p/ BRINGEL!! OLÁ BRINGEL! A FONOAUDIOLOGIA TEM VÁRIAS ÁREAS NA QUAL O PROFISSIONAL FONOAUDIÓLOGO PODE SE ESPECIALIZAR! POR EXEMPLO: NA ÁREA DE VOZ, AUDIOLOGIA, MOTRICIDADE ORAL, HOSPITALAR ENFIM....

VOLTE SEMPRE POR QUE ESTE MUNDO É SEU!!!

Anônimo disse...

Viva à Fonoaudiologia!! Blogger lindo!!

Anônimo disse...

vc ta de parabéns, nem lhe conheço mas... Parabéns msm assim

Unknown disse...

Muito bom que a fonoaudiologia está abrindo caminhos nos diversos mercados que a competem.Hoje é mais fácil saber pra onde se dirigir quando a voz já não é a mesma.
Ótima iniciativa Marcos parabéns...

Juarez Belmiro disse...

Acredito que ainda falte muita informação por parte das pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.....prima-se por observarmos o quanto as pessoas ainda sofrem por utilizarem sua voz de maneira ineficaz e inadequada no cotidiano de trabalho, fazendo com que isso traga implicações negativas em sua vida trabalhística, social, cultural, emocional e principalmente comunicativa. Minha monografia visa estabelecer os impactos que a voz causa na qualidade de trabalho dos docentes de uma determinada instituição de ensino. Todavia, acredito que muitas pesquisas e muitos debates aindam precisam ser realizados para discutirmos estratégias visando, combater o alto indíce de problemas vocais no cotidiano de trabalho das pesssoas que utilizam essa voz como meio de trabalho, gerando renda economica em suas vidas.