Ads 468x60px

.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

ALEITAMENTO NATURAL, MAMADEIRA E COPINHO!

A alimentação pelo “copinho” consiste em um método artificial e seguro para a mãe e o bebê evitando assim o desmame precoce, provocado pelo uso de bicos artificiais, visto que mamadeiras e/ou chupetas favorecem a sucção insuficiente (o bebê suga com a boca parcialmente fechada), podendo afetar o início e o sucesso do aleitamento materno. A criança que recebe mamadeira e/ou chupeta pode ter dificuldade em “pegar” a mama.





Segundo Jornal Entrelinhas de Botucatu de 28/3/2006, revelou que, na impossibilidade da amamentação, a melhor solução para fornecimento de alimento ao lactente é a utilização do copo. O recomendável é sempre o aleitamento exclusivo no peito por 6 meses, continuado até 2 anos ou mais, com o uso do copo sempre que necessário, ou seja, quando a mãe estiver trabalhando ou quando se ausentar por período superior ao da amamentação da criança. Aos seis meses a criança já pode utilizar o copo para ingerir água e sucos, não necessitando, em nenhum circunstância, do uso da mamadeira. O copo é a melhor forma para alimentar lactentes quando a amamentação não for possível.



Conforme Euclydes, (2000) , o recém-nascido não tem maturidade neurológica para deglutir um líquido que não venha simultaneamente da coordenação sucção/deglutição. Só mais tarde estará apto a deglutir algo que ele não sugou. Assim, o "copinho" estimula a deglutição mas não a sucção, e estas funções não estão dissociadas no recém-nascido. Fonte: Gamburgo, Munhoz, Amstalden, "Alimentação do Recém-Nascido: Aleitamento natural, mamadeira e copinho.






COMENTE - ESTE MUNDO É SEU!!

2 comentários:

Fga. Patricia Trinta disse...

É um assunto polêmico e interessante. Compartilho da seguinte opnião: na falta ou impossibilidade da amamentação em seio materno, optar por um utensílio mais próximo, como por exemplo bico ortodôntico.
Há um grupo de fonoaudiólogos que trabalha em Instituição Amigo da Criança, no qual existe um termo que proíbe o uso de chupeta e mamadeira, para que não haja confusão de bicos na "transição de utensílios". Porém, vários estudos explicam que não há succção quando o bebê é alimentado no "copinho". E como sabemos, o recém-nascido necessita da sucção para o desenvolvimento adequado dos órgãos fonoarticulatórios.
Muitas pesquisas relatam não terem dificuldades na transição mamadeira - seio materno, sendo o uso do "copinho" desnecessário.
Sem dúvidas, o melhor utensílio é o seio materno que é NATURAL, EFICIENTE e favorece o VÍNCULO mãe-filho.

Fischer disse...

Não sou fono, apenas curioso de assuntos em geral.
Pelo que entendi, essa questão da mamadeira ou copinho, divide opiniões entre os profissionais da área.
Essa questão deve causar paixão no povo do Planalto, nunca soube de um político que não adorasse mamar nas tetas da nação.
Mas, voltando à matéria, pela lógica, a mamadeira é o que mais se assemelha ao bico do seio da mãe, portanto apostaria minhas fichas na mamadeira. Abaixo o copinho!