Ads 468x60px

.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

DISPRAXIA VERBAL, DISPRAXIA EVOLUTIVA OU APRAXIA DA FALA

Os têrmos Dispraxia Verbal, Dispraxia Evolutiva ou Apraxia da fala, frequentemente são utilizados indistintamente para indicar uma desordem expressiva, de origem neurológica, que interfere na produção dos sons da fala e sua sequencialização em sílabas ou palavras. Tal desordem é ocasionada por uma sutil lesão ou falta de desenvolvimento na zona motora do cérebro encarregada da programação dos movimentos dos órgãos articulatórios.
Geralmente, o individuo não tem dificuldade em atividades não verbais nas quais intervenham os músculos relacionados com estes movimentos, tais como tossir, mastigar ou deglutir, já que implicitamente estes músculos não estão comprometidos. No entanto, em alguns casos pode estar associada uma apraxia ou dispraxia oral, a qual se caracteriza por dificuldades para organizar os movimentos com miras a inflar as bochechas, projetar rápidamente a língua, fazer mímicas orais, etc.
Na Dispraxia da fala, os erros na articulação são inconsistentes e não dependem da vontade do individuo para controlá-los. Frequentemente, um individuo será capaz de produzir um som ou uma palavra uma vez e não ser capaz de dize-la mesmana fôrma correta novamente quando quiser, o que é bastante frustrante tanto para ele como para os seus interlocutores.
A maioria das crianças com dispraxia ou apraxia da fala não possuem antecedentes de sofrimento fetal ou hipóxias que poderiam sugerir uma causa pre ou perinatal. Simplesmente neste momento não se sabe que a ocasiona.
É raro achar uma pessoa com uma dispraxia ou apraxia da fala pura. Geralmente há eventos associados, tais como atrasos no desenvolvimento da linguagem, deficências no processamento da informação auditiva, ou dificuldades cognitivas.
Portanto, uma avaliação completa sempre é necessária, realiçada por uma Equipe Profissional Transdisciplinar.

ALGUMAS CARATERÍSTICAS OBSERVÁVEIS NA PESSOA COM DISPRAXIA DA FALA
A capacidade receptiva, ou de compreender o discurso dos interlocutores, excede em muito a capacidade que tem para expressar-se oralmente. a família informa que o individuo entende tudo, mas que fala muito "enrolado" ou quase nada.
Para uma criança pequena com dispraxia ou apraxia da fala, é notoria a baixa quantidade e qualidade na produção de sons que pode usar automaticamente, limitándo-se ás vezes a emissão de somente uma sílaba. Os pais frequentemente descrevem a seu filho como uma "criança judiciosa ou caladinha".
Desde os seus primeiros anos, pode ter desenvolvido um elaborado código não verbal ou gestual para a sua comunicação. A sua limitada expressão oral é acompanhada por gestos, pequenas dramatizações ou pelo desenho do que quer ou necessita.
Para eles torna-se mais fácil a produção de palavras curtas em que predominem as vogais, devido à complexidade que é necessária a articulação de consoantes.
Geralmente, entre mais longa seja uma frase ou oração, menor é a inteligibilidade (facilidade para compreender) da fala.
Para eles é mais fácil imitar a fala do que expressar espontaneamente as suas idéias.
Parece que o seu dicionário interno se empobrece com o tempo. Os pais ou interlocutores reportam que em certa ocasião podem produzir determinada palabra, não voltando a pronunciá-la depois. É como se fosse apagada ou não estivera disponível no seu cérebro, pelo qual tendem a mostrar-se huranhos ou agressivos com os outros.
Ocasionalmente as crianças com dispraxia o apraxia da fala são "rotuladas" como estudantes com problemas de aprendizagem, já que podem apresentar dificuldades na motricidade fina, ou para sequencializar ou ordenar objetos e / ou signos gráficos como letras e números na escrita.
Fonte:Néstor Antonio Pardo Rodríguez, 2007
COMENTE AQUI - ESTE MUNDO É SEU!

4 comentários:

T.TAVARES disse...

olá amigo eu sou thiago tavares estou no 3° período de fono na facul redentor itaperuna RJ..
eu estava pesquisano sobre um trablho que eu estava fazendo sobre DISPRAXIA e achei o teu site....
muito bom ele..o teu site vai ser de uma boa utilidade pra mim...
anota meu man:
THIAGO_INTACTOS@HOTMAIL.COM

Bruna disse...

olá, eu sou estudante de terapia da fala em portugal, e estas informações também me deram imenso jeito!! obrigado :)

sucesso no teu trabalho *

Fono News disse...

Obrigado por visitar O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA - ESTE MUNDO É SEU!!
marcos.fono@gmail.com

Anônimo disse...

Excelente trabalho!
Gostaria de poder entrevistá-lo, estou preparando um trabalho universitário e ficaria muito grata com sua ajuda.
Um abraço

Kimma