
"Jana, te amo. Vc eh a melhor", diz o blog oficial da cantora Ivete Sangalo. Jana, ou melhor, Janaína Pimenta de Oliveira, fonoaudióloga mineira de 33 anos e 13 de atuação na área da voz, acompanha a estrela há quase nove anos. Para ajudar o trabalho de Ivete, a fonoaudióloga chega a ficar oito horas dentro do trio elétrico, na época de carnaval.
No trabalho com a estrela, Janaína já viajou por todo o mundo.
Para ela, o cuidado da voz exige atenção de diversos profissionais, como médico, fisioterapeuta, psicólogo.
"Estava fazendo uma pesquisa sobre a voz do negro em Salvador. Sempre trabalhei com canto e sempre gostei muito de arte, música. Então, conheci vários professores de canto, e um professor me indicou a Ivete. Na agenda estava marcado que viria Maria Dias. E era a Ivete. Eu não sabia que o nome dela era Ivete Maria Dias de Sangalo. Era a época em que ela estava saindo da Banda Eva. " diz a fonoaudióloga
"No início tive algumas dificuldades, como a agenda lotada de shows. Ela (Ivete) estava com a corda vocal bem machucada. Como rezam todos os livros de fono e otorrino, o que devia ser feito era parar. Mas percebi que isso não ia acontecer. Então, foi a hora de arregaçar as mangas: ou vai ou racha"
Ela (Ivete) tem uma lesão congênita "graças a Deus". Existe um número muito grande de pessoas com lesão congênita. Se essa pessoa vira profissional da voz, pode ter fadiga vocal maior. É o caso da Ivete. Só que, dentro do canto popular, às vezes, a lesão ajuda a dar um timbre diferente, que chama mais atenção.
A Janaína sobe no trio junto com a Ivete e lhe acompanha há nove anos!
Fonte: G1http://g1.globo.com

Comente - este mundo é seu!
1 comentários:
Oi!!
Amei o Blog e suas matérias. Foi muito útil na construção do meu TCC em Educação Especial.
Um abraço,
Cristina Brandão - Barra do Piraí - RJ
Postar um comentário