Ads 468x60px

.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

FONOAUDIÓLOGA DE IVETE SANGALO!

"Profissional precisa conhecer de perto as necessidades do paciente.A performance no carnaval exige muito preparo da voz da artista".

"Jana, te amo. Vc eh a melhor", diz o blog oficial da cantora Ivete Sangalo. Jana, ou melhor, Janaína Pimenta de Oliveira, fonoaudióloga mineira de 33 anos e 13 de atuação na área da voz, acompanha a estrela há quase nove anos. Para ajudar o trabalho de Ivete, a fonoaudióloga chega a ficar oito horas dentro do trio elétrico, na época de carnaval.

No trabalho com a estrela, Janaína já viajou por todo o mundo.

Para ela, o cuidado da voz exige atenção de diversos profissionais, como médico, fisioterapeuta, psicólogo.
"Estava fazendo uma pesquisa sobre a voz do negro em Salvador. Sempre trabalhei com canto e sempre gostei muito de arte, música. Então, conheci vários professores de canto, e um professor me indicou a Ivete. Na agenda estava marcado que viria Maria Dias. E era a Ivete. Eu não sabia que o nome dela era Ivete Maria Dias de Sangalo. Era a época em que ela estava saindo da Banda Eva. " diz a fonoaudióloga

"No início tive algumas dificuldades, como a agenda lotada de shows. Ela (Ivete) estava com a corda vocal bem machucada. Como rezam todos os livros de fono e otorrino, o que devia ser feito era parar. Mas percebi que isso não ia acontecer. Então, foi a hora de arregaçar as mangas: ou vai ou racha"

Ela (Ivete) tem uma lesão congênita "graças a Deus". Existe um número muito grande de pessoas com lesão congênita. Se essa pessoa vira profissional da voz, pode ter fadiga vocal maior. É o caso da Ivete. Só que, dentro do canto popular, às vezes, a lesão ajuda a dar um timbre diferente, que chama mais atenção.

A Janaína sobe no trio junto com a Ivete e lhe acompanha há nove anos!



Comente - este mundo é seu!

1 comentários:

Cristina disse...

Oi!!

Amei o Blog e suas matérias. Foi muito útil na construção do meu TCC em Educação Especial.

Um abraço,

Cristina Brandão - Barra do Piraí - RJ