Ads 468x60px

.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Eletromiografia


Como é realizado o exame: Introduz-se uma agulha com um eletrodo através da pele até o músculo. A atividade elétrica detectada pelo eletrodo é exibida em um osciloscópio (e pode ser ouvida por meio de um alto-falante). Como os músculos esqueléticos são unidades isoladas e geralmente de tamanho grande, cada eletrodo fornece somente uma análise média da atividade do músculo selecionado. Pode ser necessário colocar vários eletrodos em diferentes locais para se obter uma avaliação precisa.

Após a colocação do(s) eletrodo(s), poderá ser solicitado que se contraia o músculo (dobrando o braço, por exemplo). A presença, tamanho e formato da forma de onda produzida no osciloscópio (o potencial de ação) fornecem informações sobre a habilidade que o músculo possui de responder ao estímulo nervoso. Cada fibra muscular que se contrai produzirá um potencial de ação, e o tamanho da fibra muscular afeta a taxa (qual a freqüência do potencial de ação) e o tamanho (amplitude) do potencial (ou dos potenciais) de ação.

O exame de velocidade de condução nervosa muitas vezes é realizado ao mesmo tempo que o EMG.




Como se preparar para o exame:



Adultos:
Não é necessária nenhuma preparação especial.

Bebês e crianças:
A preparação física e psicológica para este ou qualquer outro exame depende da idade da criança, seus interesses, experiência anterior e nível de confiança. Para obter informações específicas sobre como preparar a criança, consulte os tópicos abaixo, obedecendo aos critérios de idade correspondentes:

preparação de bebês para o exame ou procedimento (abaixo de 1 ano de idade)
preparação de crianças aprendendo a andar para o exame ou procedimento (1 a 3 anos)
preparação de crianças em idade pré-escolar para o exame ou procedimento (3 a 6 anos)
preparação de crianças em idade escolar para o exame ou procedimento (6 a 12 anos)
preparação de adolescentes para o exame ou procedimento (12 a 18 anos)
O que se sente durante o exame:
Pode haver um pouco de desconforto durante a colocação dos eletrodos (semelhante a uma injeção intramuscular). Após o exame, o músculo analisado pode ficar sensível ou contundido por alguns dias.

Motivos pelos quais o exame é realizado:
A EMG é utilizada com mais freqüência quando as pessoas apresentam sintomas de fraqueza e quando a avaliação mostra deterioração da força do músculo. Ele pode auxiliar na diferenciação entre as principais condições do músculo e a fraqueza muscular causada por distúrbios neurológicos. O EMG pode ser utilizado para diferenciar entre uma fraqueza real e o uso reduzido por causa de uma dor ou por falta de motivação.


Fonte: http://www.adam.sertaoggi.com.br/

COMENTE AQUI EMBAIXO:

0 comentários: