Ads 468x60px

.

domingo, 17 de maio de 2009

NEURINOMA DO ACÚSTICO

Neurinoma do acústico é um tumor benigno que se desenvolve no nervo auditivo. Seu crescimento costuma ser lento e não se espalha para outros locais.

Acomete pessoas acima de 50 anos e sua incidência é maior em mulheres. Suas causas ainda não são conhecidas, mas sabe-se que, em muitos casos, o neurinoma do acústico está relacionado com uma doença chamada neurofibromatose.

Sinais e sintomas mais freqüentes
O neurinoma do acústico tem um crescimento lento e costuma se manifestar pela perda gradativa do ouvido afetado, podendo causar zumbidos, dores e tontura.

Quando o tumor pressiona um nervo da face, pode ocorrer paralisia facial, dormência nos lábios ou queda da pálpebra. Sintomas comuns a outros tipos de tumor cerebral também podem ocorrer, tais como letargia, dores de cabeça, alterações na personalidade, distúrbios na fala, dificuldades para andar e/ou para manter o equilíbrio corporal.

Pessoas que desenvolvem neurinoma do acústico em decorrência da neurofibromatose têm maiores chances de ter os dois ouvidos acometidos.

Como é feito o diagnóstico
Para fazer um diagnóstico preciso, o médico solicitará um teste de audição, um exame neurológico para verificar o comprometimento do sistema nervoso e uma ressonância magnética para saber a localização exata do tumor.

Para confirmar o tipo de tumor, será feita uma biópsia, com a retirada de uma amostra do tecido, para ser examinada à luz do microscópio.

Tratamentos
O tratamento de escolha depende de uma série de fatores, como estado de saúde do paciente, localização e tamanho do tumor.

Cirurgia - é o tratamento indicado para a maioria dos casos, com a remoção completa do tumor. Infelizmente, quase sempre a perda da audição do ouvido operado é inevitável.

Ocasionalmente, o nervo facial pode ser afetado durante a cirurgia, o que causa paralisia temporária ou permanente de um lado da face. Isso implica em dificuldades para mastigar e/ou piscar. Exercícios e massagens específicos para estimular os movimentos faciais costumam trazer resultados satisfatórios, mas só devem ser feitos com a indicação do médico.

Radioterapia - constitui uma alternativa à cirurgia convencional, tendo como vantagem menor possibilidade de complicação de nervos cranianos, como perda da audição e paralisia facial.

O tratamento de escolha levará em conta o estado geral de saúde do paciente, sua idade, localização e extensão do tumor, entre outros fatores.

fontes:
American Cancer Society
CancerBACUP
U.K.

COMENTE AQUI EMBAIXO - ESTE MUNDO É SEU!!

3 comentários:

Fernanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernanda disse...

acabei de ler o seu texto sobre o neurinoma do acústico...
eu tive um... operei no ano passado... fiquei com paralisia facial... mas levo uma vida normal... não tenho problemas de fala... conheço outras mulheres que tiveram o neurinoma... abraços

Anônimo disse...

ola meus amigos tambem,tive este tipo de tumor em 2004 fiz a cirurgia e fiz a retirada de 80% do tumor e continuei com o acompanhamento com neuroligista. em 2008 ele voltou a crecer fiz novamente a passo muito bem , fiquei com paralizia facial mas nada que me atrapalhe faço acompanhamento fonoliologa e me ajuta muito,agradeço a Deus e tambem a medicina que avança cada vez mais para