

PARA TODOS OS NOSSOS VISITANTES, POSTADORES, COLABORADORES, UM FELIZ 2008 E QUE TUDO DÊ CERTO EM NOSSAS VIDAS E QUE SEJA O MELHOR ANO PARA TODOS NÓS.... DEUS NOS ABENÇOE!!!
SÃO OS VOTOS DO "MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA" E MARCOS ABREU!!
pírito para o discernimento correto de que estamosfazendo aquilo que é justo e correto para nós e nossos semelhantes.Que tenhamos o prazer de ser útil a alguém.E que o novíssimo ano 2007,seja um ano de muitas transformações e realizações para todos, não só no campo material, mas principalmente em nossa alma,em nosso "eu" interior.Desejo que todos tenham o que for justo, belo,sereno e louvável ao olhos do criador.Que neste Natal os anjos desçam do céu e iluminem o seu sorrisopara que ele se torne tão sincero quanto o sorriso de uma criança.E que você transmita a paz e o amor a todos aqueles que se aproximarem de você.
Os beneficiários de planos de saúde terão cobertura ampliada a partir do primeiro semestre de 2008. Cem procedimentos serão incluídos e outros 126, obsoletos, deixarão de constar do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que passará a listar cerca de 2.900 itens. A Resolução Normativa que oficializará a atualização do Rol deverá ser publicada ainda este ano e entrará em vigor 90 dias após a sua publicação. O objetivo é manter sempre a cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde alinhada aos benefícios garantidos pelos avanços da medicina contemporânea.O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é a referência de cobertura mínima obrigatória para cada segmentação de planos de saúde (ambulatorial, hospitalar com ou sem obstetrícia e plano referência) contratada pelo consumidor. A lógica do Rol é voltada para a cobertura e não para a cobrança, e além disso, o Rol define para cada procedimento as segmentações de planos de saúde que devem ou não cobri-lo obrigatoriamente.A primeira versão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS estabelecida em 1998 pela Resolução do Conselho de Saúde Suplementar (CONSU) nº 10, foi revista pela Agência em 2000, através da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 41, e em 2001, através da RDC nº 67. A versão vigente foi definida pela ANS na Resolução Normativa nº 82 (anexo), de 2004 e passa, neste momento, por mais um processo de atualização. Já houve uma avaliação técnica, foi feita a consulta pública e o processo está prestes a se concluir. O objetivo da ANS é que as próximas revisões do Rol ocorram com uma freqüência menor.Novidades do RolA versão 2007 do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS é resultado de um tra
balho desempenhado desde 2005 pelo grupo técnico integrado pelo órgão regulador e mais de dez entidades representativas de consumidores, operadoras e prestadores. Entre as novidades, estão as diretrizes de utilização, baseadas em evidências científicas, e definidas para procedimentos específicos, que são de muito alto custo, que poderiam ser utilizados de forma indiscriminada ou que possuem legislação ou normatização específica.
Por ser a face altamente valorizada como o seguimento corpóreo mais representativo da pessoa e como centro das atenções para uma busca estética, a sua alteração, com o envelhecimento natural, traz inúmeras preocupações. O aparecimento das rugas de expressão facial assusta, incomoda, chegando muitas vezes a ser motivo de angústia. Assim, além de tais fatores, nos últimos anos, a preocupação com o envelhecimento facial tem se tornado crescente em face da maior longevidade do indivíduo e dos avanços da medicina.
ção da jovialidade por muito mais tempo. http://www.odebate.com.br/
O Fonoaudiólogo Hospitalar, em sua pratica diária , lida frequentemente com pacientes em uso de sondas, tanto enterais quanto parenterais. A necessidade de uso e tipo de sonda , cabe ao médico assistente , enquanto que ao fonoaudiólogo, a possiblidade terapeutica de restabelecer a alimentação por via oral. Estes pacientes, geralmente, não apresentam alterações na rota gastrointestinal , estando estruturalmente bem, mas com alterações nas funções dos órgãos responsáveis por esta tarefa. Entendendo que todas as funções do ser humano são controladas pelo sistema nervoso e que dele depende as respostas qualificadas as respectivas funções, nada melhor para ser utilizado em terapia do que enviar estímulos, armazenados na memória do indivíduo para que esta conexão funcione plenamente. O trabalho com a estimulação dos órgãos dos sentidos, viabiliza a atuação fonoaudiológica mais segura e eficiente, estando o profisssional resguardado quanto aos riscos de rota para ingestão indevida. O estímulo da cortex através de estímulos sensoriais , provoca reações tanto cognitivas quanto motoras, permitindo esta funcionalidade dos órgãos responsáveis pelo mecanismo da deglutição. Sem que se entenda a fisiologia, fica dificil entender a patologia e os processos de reabilitação.
CLÍNICA IPCAN

CASO BELO
ão uma espécie de raio-x da voz." A dificuldade do cantor em pronunciar erres e eles, a voz aspirada e a fala típica da periferia de São Paulo, região de origem de Belo, foram alguns dos elementos para a conclusão. Molina garantiu que a fita é autêntica e não foi manipulada.

Fonte: Sil
mara Barcellos - Roberto Caproni (2001)
PARA A REALIZAÇÃO DE TERAPIAS, NECESSITA-SE CONHECER A FISIOPATOLOGIA DA QUEIMADURA, AS CARACTERÍSTICAS DOS PROCESSOS DE CICATRIZAÇÃO, RESPEITAR O TEMPO PÓS-CIRÚRGICO, ESTAR ATENTO PARA O LIMIAR DE DOR DO PACIENTE E NÃO ATUAR EM ÁREAS CRUENTAS (SANGUINOLENTO).
O LEITO, QUE ELE PODE MOVIMENTAR SUA LÍNGUA NA CAVIDADE INTERNA BUCAL (VESTÍBULO), POIS APESAR DA DIFICULDADE DE MOVIMENTOS FACIAIS ESTERNOS, DEVIDO À RETRAÇÃO TECIDUAL, A LÍNGUA CONTINUA HÁBIL E DEVE PROCEDER MOVIMENTOS INTERNOS PARA FACILITAR AS FUNÇÕES ESTOMATOGNÁTICAS.
Fonoaudióloga ; Responsável pelo Serviço de Fonoaudiologia do Hospital Municipal Nª Srª do Loreto-RJ ; Especialista em Fonoaudiologia Hospitalar; Supervisora de Acadêmicos Bolsistas da SMS-RJ ; Docente do Curso de Graduação de Fonoaudiologia do IBMR-RJ; Docente de Curso de Pós-Graduação de Fonoaudiologia Hospitalar;
omo a instabilidade, a falta de coordenação muscular, ineficiência dos movimentos dos olhos pode ocorrer. Outros sintomas incluem o aumento cabeça circunferência, protraindo na parte posterior do crânio, os problemas com os nervos que controlam os olhos, face e pescoço, e os padrões respiratórios anormais. Síndrome de Dandy - Walker é freqüentemente associada com desordens de outras áreas do sistema nervoso central, incluindo ausência do corpo callosum (ligando o espaço entre os dois hemisférios cerebrais, e malformações do coração, o rosto, membros, dedos das mãos e pés.
A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO BERÇÁRIO DE ALTO RISCO PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES: FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA. 
Nicole Cecim, de 10 anos, já cansou de ouvir ofensas dos amigos, e até de professores. “Já disseram que eu sou preguiçosa, que não me esforço”, conta.
Desde setembro de 2004, a Portaria GM 2.073, do Ministério da Saúde, instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, para atendimento integral de pessoas com deficiência auditiva, oferecendo ações de promoção da saúde, prevenção e identificação precoce de problemas auditivos, de média e alta complexidade, além de diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação com o fornecimento de aparelhos de amplificação sonora e terapia fonoaudiológica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: http://www.surdo.org.br/
COMUNICAÇÃO GESTUAL
. Fonte: www.jonas.com.br
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: OLÁ FGA. ELIZABETH LUZ, TUDO BEM?



Em cada 10 mil nascimentos 30 crianças apresentam deficiência auditiva, em comparação com algumas doenças identificadas pelo “teste do pezinho”, a exemplo da anemia falciforme (2 em 10 mil) ou o hipotiroidismo (2,5 em 10 mil), de acordo com os dados do National Center for Hearing Assesment and Management (NCHAM), da Universidade de Utah (EUA).
ega a 2% do número de deficientes, ou seja, acima de 5 mil pessoas,informa a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada). 


