FRÊNULO LINGUAL MÍNIMO, OU A FALTA DELE CARACTERIZA A ANQUILOGLOSSIA, QUE SERIA A FUSÃO COMPLETA OU PARCIAL DA LÍNGUA AO ASSOALHO DA BOCA. ANQUILOGLOSSIA É UMA ANOMALIA DO DESENVOLVIMENTO CARACTERIZADA POR FRÊNULO LINGUAL CURTO, GROSSO RESULTANDO EM LIMITAÇÕES DOS MOVIMENTOS DA LINGUA.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
FREIO OU FRÊNULO LINGUAL?
FRÊNULO LINGUAL MÍNIMO, OU A FALTA DELE CARACTERIZA A ANQUILOGLOSSIA, QUE SERIA A FUSÃO COMPLETA OU PARCIAL DA LÍNGUA AO ASSOALHO DA BOCA. ANQUILOGLOSSIA É UMA ANOMALIA DO DESENVOLVIMENTO CARACTERIZADA POR FRÊNULO LINGUAL CURTO, GROSSO RESULTANDO EM LIMITAÇÕES DOS MOVIMENTOS DA LINGUA.
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR!

A primeira função compreende os papéis de assessor e consultor. Como assessor, o fonoaudiólogo transmite os conhecimentos específicos de sua área para os demais elementos da equipe (professores, funcionários da escola, etc.) e como consultor, ele se torna responsável por esclarecer os profissionais, à medida que surjam problemas relativos à sua área, numa troca de informações constante.No que diz respeito à triagem, a atuação fonoaudiológica se faz quase que individualmente, já que tem como objetivo avaliar a comunicação oral, escrita e aspectos relacionados a elas. A triagem é composta por uma bateria de testes, elaborados pelo fonoaudiólogo, através dos quais se verifica a linguagem oral e/ou escrita da criança. A terapia é um aspecto muito controverso quando relacionado ao ambiente escolar. Alguns fatores devem ser considerados, como os exames médicos que uma criança com problemas na área de linguagem necessita fazer e o fato de como a criança se sentiria ao sair da sala de aula para ser atendida. Sendo assim, acredita-se que esse tipo de atendimento deve ser realizado fora do espaço escolar.Além disso, a atuação fonoaudiológica também deve ser centrada nos pais, professores e alunos.Em relação às crianças, é desenvolvido o trabalho de observação do aluno, triagem e terapia (quando necessário). No que diz respeito à atuação voltada aos pais, além das orientações e encaminhamentos, podem ser realizadas palestras e reuniões com intuito de abordar temas relacionados à linguagem. Com os professores, o trabalho objetiva promover uma troca de informações, p

FONTE: Suelen Sabrina Teixeira Martins

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
DISFONIAS DE ORIGEM HORMONAL! INFORMAÇÃO!

Atualmente, devido a uma certa prudência, esses produtos são menos comumente prescritos, mas, antigamente foram muito utilizados em um grande número de afecções.
A ação virilizante na laringe feminina desses produtos se manifesta na musculatura, que aumenta, e na mucosa, que se torna mais espessa.
Sintomas: Abaixamento da tonalidade, mas pela instabilidade vocal e pela alteração do timbre, fadiga e dores cervicais.
MIXOEDEMA => define-se essencialmente como uma infiltração cutânea pseudo-edematosa da face e dos membros. Essas infiltrações, que atinge também as mucosas, é rica em polissacarídeos que retêm água, dilacerando as fibras elásticas e colágenos dos tecidos.
No plano fonatório, nota-se classicamente uma rouquidão vocal com um timbre mais fraco e nasalado, uma articulação lentificada e com dificuldades.
No exame, a língua se encontra mais espessa e as pregas vocais alargadas
DOENÇA DE ADDISON => corresponde a uma destruição progressiva das glândulas cortico-supra-renais, qualquer que seja a causa.
No plano clínico, traduz-se essencialmente por uma imensa fatigabilidade acompanhada pelo aparecimento progressivo de uma pigmentação cutânea: a melanodermia.. A esses dois sintomas acrescentam-se as dores abdominais e os distúrbios digestivos sob forma, às vezes, de crises desencadeadas por algum tipo de estresse, ou mesmo por uma banal infecção rinofaríngea.
No plano fonatório, a alteração da voz aparece em um estágio mais avançado da doença, com perda da intensidade, empobrecimento do timbre e sobre tudo fatigabilidade da voz.
ACROMEGALIA => resultante do hiperpituitarismo, isto é, de um excesso de secreção do hormônio de crescimento devido em geral a um adenoma da hipófise. Se traduz numa Dismorfia Progressiva (mãos e pés alargadas, dedos contraídos, prognatismo, crescimento do conduto laringotraqueal).
O crescimento da laringe resulta em um agravamento da altura tonal associadas as dificuldades articulatórias causadas pelo desenvolvimento da maxila com prognatismo e pela macroglossia.
EUNUQUISMO => estado de um indivíduo masculino privado de seus órgãos sexuais, seja por razões patológicas (orquite) ou externas (castração) Quando esta privação ocorre antes da puberdade, a muda vocal não ocorre devido à ausência de desenvolvimento da laringe. A voz não adquire um caráter masculino. No entanto, em razão do desenvolvimento nor

Características da voz: aspecto particular “nem homem, nem mulher e nem criança”.
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
SPEECH EASY - DISPOSITIVO PARA GAGUEIRA!



sábado, 19 de janeiro de 2008
GRUPOS DE ESTUDOS ONLINE!! VAMOS??

QUE TAL UM ESPAÇO PARA EXPOR SEU TRABALHO OU ARTIGO, MONOGRAFIA PARA DEBATERMOS E ASSIM ENRIQUECER NOSSOS CONHECIMENTOS??



quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
FONOAUDIOLOGIA X GASTROPLASTIZADOS - "A IMPORTÂNCIA"


O indivíduo obeso pode ter problemas relacionados à mastigação pelo fato de não ter uma musculatura oral fortalecida, por ter alterações dentárias ou mesmo diminuição na velocidade mastigatória. O paciente mastiga, porém a trituração do alimento não é adequada e isso pode dificultar na sua digestão. Quando um paciente obeso mórbido opta em realizar a cirurgia de redução de estômago, esses aspectos devem ser levados em consideração nas avaliações pré-operatórias realizadas pelo cirurgião responsável, já que o fato de não mastigar bem pode significar mais dificuldade de adaptação à cirurgia. Geralmente pacientes que não conseguem realizar uma mastigação eficiente e que realizam a gastroplastia podem ter episódios de "entalos" com mais freqüência justamente pela trituração reduzida dos alimentos fazendo com que o bolo alimentar chegue no estômago quase que da mesma forma como estava na cavidade oral. E esse tipo de problema é muito comum nas cirurgias restritivas como Bypass Gástrico ( Ex. Cirurgia de Capella).
Sendo assim, esses aspectos devem ser pesquisados no momento das avaliações realizadas pela equipe multidisciplinar, onde a atuação do fonoaudiológo vem sendo importante já que através das suas avaliações e orientações o paciente se sente mais seguro e os episódios de vômitos e entalos podem ser evitados ou amenizados. O fonoaudiólogo terá o objetivo de avaliar e orientar as possíveis dificuldades relacionadas a deglutição, fonação e mastigação. De acordo com o nosso parecer podemos ajudar nos encaminhamentos, no treinamento da mastigação, equilibrio das forças musculares da face e pescoço e adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala. Fonte:Thaiane Ventura dos Santos, 2007
COMENTE - ESTE MUNDO É TODO SEU!!
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
SÍNDROME DO "X" FRÁGIL: ALTERAÇÕES MIOFUNCIONAIS E DE LINGUAGEM

A INCIDÊNCIA DESTA SÍNDROME É MAIOR NO SEXO MASCULINO, NUMA RELAÇÃO APROXIMADAMENTE DE 80% PARA HOMENS E 20% PARA MULHERES. A CAUSA É HEREDITÁRIA, SENDO A ALTERAÇÃO MAIS COMUM, O RETARDO MENTAL, PODEMOS OBSERVAR: ORELHAS GRANDES E FACE LONGA.

domingo, 13 de janeiro de 2008
AFASIA INFANTIL!!


CURIOSIDADE: Desde a primeira informação sobre a afasia adquirida na infância, no século passado, ela tem sido observada como sendo caracterizada pela afasia do tipo não-fluente.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA ADVERTE... FUMAR É PREJUDICIAL À SAÚDE!

Nos testes realizados com 67 adolescentes, os especialistas da Universidade Yale descobriram que os que haviam sido expostos à fumaça do cigarro tinham mais dificuldade para se concentrar e entender o que estava sendo dito a seu redor.
O estudo, publicado na revista especializada New Scientist, ainda revelou que, entre esses adolescentes, a massa branca do cérebro - responsável pela transmissão de mensagens - estava aumentada de tamanho.
Estudos anteriores já haviam mostrado que crianças com esta parte do cérebro super desenvolvida têm problemas de transmitir e interpretar sons porque a massa branca ficaria fora de sintonia com o resto do cérebro.
Os pesquisadores acreditam que a produção em excesso da massa branca está ligada à nicotina, que estimularia a produção da substância química aceticolina - responsável pelo aumento de tamanho desta região cerebral. Distração

Os testes ainda mostraram que os adolescentes expostos ao cigarro tiveram mais dificuldades de reconhecer palavras ao serem distraídos por imagens visuais ou outros ruídos.
Entre os rapazes fumantes, o índice de acerto foi de 77% e o dos não-fumantes, 85%. Entres as meninas fumantes, essa variação foi de 84% e 90%. Na avaliação dos pesquisadores, os resultados "são significantes".
"Os resultados mostram o que pode acontecer com esses adolescentes dentro das salas de aula, onde muitas pessoas falam ao mesmo tempo. Combinados a outros fatores, problemas de audição e de entendimento das palavras podem levar ao fracasso escolar", afirma Leslie Jacobsen, coordenadora da pesquisa.
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
TRAUMA DE FACE!! INTERVENÇÃO FONOAUDIOLÓGICO

A intervenção fonoaudiológica nos casos de fraturas mandibulares envolve o trabalho miofuncional oral e visa restabelecer mobilidade mandibular, evitando possíveis as

e da face e a estabilidade funcional são também objetivos do tratamento fonoaudiológico.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
SÍNDROME DE MÖEBIUS... FÁCIES DE MASCARA...

A CAUSA: NÃO É TOTALMENTE ESCLARECIDA, MAS ACHADOS DE AUTÓPSIA DEMONSTRAM EXISTIR HIPOPLASIA OU MESMO AGENESIA DOS NÚCLEOS DOS PARES CRANIANOS LOCALIZADOS NO TRONCO ENCEFÁLICO, COMO CONSEQUENCIA DA NECROSE SECUNDÁRIA A DISTÚRBIOS CIRCULATÓRIOS DO FETO.
A SEQUÊNCIA DE MÖEBIUS SEMPRE FOI CONSIDERADA RARA E DE APARIÇÃO ESPORÁDICA EM FAMÍLIAS NORMAIS. ENTRETANTO, A OBSERVAÇÃO DO NÚMERO DE CASOS NOTADOS PELO BRASILEIRO, FEZ LEVANTAR SUSPEITA SOBRE ASSOCIAÇÃO DESTA SÍNDROME COM O USO DO MISOPROSTOL (CITOTEC*). ESTE MEDICAMENTO É INDICADO PARA O TRATAMENTO DE GASTRITES E ÚLCERAS DUODENAIS, MAS A DESCOBERTA DE SEU USO COMO ABORTIVO ALTAMENTE EFICAZ, FEZ COM QUE MUITAS MULHERES COM GRAVIDEZ INDESEJADA, A UTILIZASSEM POR VIA ORAL E VAGINAL PARA CONSEGUIR A INTERRUPÇÃO (orientadas por pseudofarmacêuticos e curiosos do ramo).
COMENTE - O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA COMPARTILHA CONHECIMENTOS! - ESTE MUNDO É SE

sábado, 5 de janeiro de 2008
BONS LEITORES X DISLÉXICOS - CURIOSIDADES!

IMAGENS REVELAM QUE CRIANÇAS DISLÉXICAS MAIS VELHAS DEMOSNTRAM UMA ATIVAÇÃO AUMENTADA NAS REGIÕES FRONTAIS, DE MANEIRA QUE, QUANDO CHEGAM À ADOLESCÊNCIA, DEMONSTRAM UM PADRÃO DE SUPERATIVAÇÃO NA REGIÃO DE BROCA - ISTO É, PASSAM A USAR COM FREQUÊNCIA CADA VEZ MAIOR ESSAS REGIÕES FRONTAIS PARA A LEITURA. É COMO SE ESSES LEITORES ESTIVESSEM

Fonte: Shaywitz, 2006

COMENTE AQUI, LOGO ABAIXO! ESTE MUNDO É SEU!
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
A FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM PAUTA
Manifestar comentários sobre a interação junto a Equipe é tarefa aparentemente fácil,mas muito difícil no dia a dia de cada um de nós.
A Ética deve estar sempre presente e o respeito aos limites das profissões também.
Saber do que cabe a cada um de nós é capaz e está capacitado , é tarefa delicada, quando entramos numa Unidade, onde todos os hábitos já estão estabelecidos.
Precisamos então,compreender :
1 . AÇÃO MULTIDISCIPLINAR
A ação multidisciplinar é desenvolvida pelos profissionais da unidade para planejar, viabilizar, implementar a atuação terapêutica, com o objetivo inicial de detectar, diagnosticar, desenvolver e encaminhar o mais precocemente possível os casos que necessitam de cuidados preventivos ou de reabilitação.
2 . PARTICIPAÇÃO JUNTO A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR:
a: MÉDICO

* Realizar anamnese e exame físico de forma adequada;
*Avaliar a dinâmica familiar de cada paciente e os fatores psicológicos que possam estar influindo no processo patológico ou dele advindo;
* Analisar criticamente o atendimento do paciente grave, desenvolvendo conhecimento teórico-prático para a conduta dos casos;
*Discutir a necessidade e a importância do atendimento multidisciplinar aos pacientes;
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
COMEÇAR O ANO COM BOAS NOTÍCIAS...



