Ads 468x60px

.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

DISFONIAS DE ORIGEM HORMONAL! INFORMAÇÃO!

VIRILAÇÃO LARÍNGEA => pode ser endógena e devida a certas afecções endócrinas, como a doença de Cushing que se manifesta por uma hipersecreção supra-renal. Mais frequentemente, é exógena e consecutiva à prescrições na mulher de produtos que contêm testosterona ou moléculas da mesma categoria dos anabolizantes ou dos progestivos de síntese.
Atualmente, devido a uma certa prudência, esses produtos são menos comumente prescritos, mas, antigamente foram muito utilizados em um grande número de afecções.
A ação virilizante na laringe feminina desses produtos se manifesta na musculatura, que aumenta, e na mucosa, que se torna mais espessa.
Sintomas: Abaixamento da tonalidade, mas pela instabilidade vocal e pela alteração do timbre, fadiga e dores cervicais.

MIXOEDEMA => define-se essencialmente como uma infiltração cutânea pseudo-edematosa da face e dos membros. Essas infiltrações, que atinge também as mucosas, é rica em polissacarídeos que retêm água, dilacerando as fibras elásticas e colágenos dos tecidos.
No plano fonatório, nota-se classicamente uma rouquidão vocal com um timbre mais fraco e nasalado, uma articulação lentificada e com dificuldades.
No exame, a língua se encontra mais espessa e as pregas vocais alargadas


DOENÇA DE ADDISON => corresponde a uma destruição progressiva das glândulas cortico-supra-renais, qualquer que seja a causa.
No plano clínico, traduz-se essencialmente por uma imensa fatigabilidade acompanhada pelo aparecimento progressivo de uma pigmentação cutânea: a melanodermia.. A esses dois sintomas acrescentam-se as dores abdominais e os distúrbios digestivos sob forma, às vezes, de crises desencadeadas por algum tipo de estresse, ou mesmo por uma banal infecção rinofaríngea.
No plano fonatório, a alteração da voz aparece em um estágio mais avançado da doença, com perda da intensidade, empobrecimento do timbre e sobre tudo fatigabilidade da voz.

ACROMEGALIA => resultante do hiperpituitarismo, isto é, de um excesso de secreção do hormônio de crescimento devido em geral a um adenoma da hipófise. Se traduz numa Dismorfia Progressiva (mãos e pés alargadas, dedos contraídos, prognatismo, crescimento do conduto laringotraqueal).
O crescimento da laringe resulta em um agravamento da altura tonal associadas as dificuldades articulatórias causadas pelo desenvolvimento da maxila com prognatismo e pela macroglossia.

EUNUQUISMO => estado de um indivíduo masculino privado de seus órgãos sexuais, seja por razões patológicas (orquite) ou externas (castração) Quando esta privação ocorre antes da puberdade, a muda vocal não ocorre devido à ausência de desenvolvimento da laringe. A voz não adquire um caráter masculino. No entanto, em razão do desenvolvimento normal da faringe, o timbre vocal não permanece infantil.
Características da voz: aspecto particular “nem homem, nem mulher e nem criança”.



COMENTE - ESTE MUNDO É SEU!!

0 comentários: