Ads 468x60px

.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

FONOAUDIOLOGIA X GASTROPLASTIZADOS - "A IMPORTÂNCIA"

TODOS NÓS SABEMOS DA "LADAINHA" DA MOTRICIDADE ORAL... Motricidade Oral, uma das áreas da fonoaudiologia, é responsável pela musculatura da cabeça e pescoço, bem como as funções que compreendem esta região, respiração, sucção, deglutição, mastigação e fala. Nesta área o Fonoaudiólogo deve habilitar e/ou reabilitar os aspectos estruturais e funcionais das regiões orofacial e cervical. A mastigação é a função mais importante para o equilíbrio das estruturas orofaciais. Ela mantém a força dos músculos do rosto, modela a forma dos ossos e a posição dos dentes, além de ser a primeira fase da digestão dos alimentos. Por isso é tão importante cuidarmos desta função. Durante a mastigação, os lábios devem estar ocluídos, a mandíbula deve movimentar-se para cima e para baixo e fazer movimentos rotatórios, e o alimento deve ser mastigado do lado direito e esquerdo da boca. Caso haja dificuldade em alguns destes aspectos, é necessário observar a respiração, o tipo de mordida e oclusão dos dentes e procurar um profissional especializado (ortodontista e/ou fonoaudiólogo). O ato de deglutir é uma atividade complexa, porém no nosso dia-a-dia é muito difícil observamos como deglutimos ou mastigamos.(SEMPRE É BOM RELEMBRAR).

O indivíduo obeso pode ter problemas relacionados à mastigação pelo fato de não ter uma musculatura oral fortalecida, por ter alterações dentárias ou mesmo diminuição na velocidade mastigatória. O paciente mastiga, porém a trituração do alimento não é adequada e isso pode dificultar na sua digestão. Quando um paciente obeso mórbido opta em realizar a cirurgia de redução de estômago, esses aspectos devem ser levados em consideração nas avaliações pré-operatórias realizadas pelo cirurgião responsável, já que o fato de não mastigar bem pode significar mais dificuldade de adaptação à cirurgia. Geralmente pacientes que não conseguem realizar uma mastigação eficiente e que realizam a gastroplastia podem ter episódios de "entalos" com mais freqüência justamente pela trituração reduzida dos alimentos fazendo com que o bolo alimentar chegue no estômago quase que da mesma forma como estava na cavidade oral. E esse tipo de problema é muito comum nas cirurgias restritivas como Bypass Gástrico ( Ex. Cirurgia de Capella).
Sendo assim, esses aspectos devem ser pesquisados no momento das avaliações realizadas pela equipe multidisciplinar, onde a atuação do fonoaudiológo vem sendo importante já que através das suas avaliações e orientações o paciente se sente mais seguro e os episódios de vômitos e entalos podem ser evitados ou amenizados. O fonoaudiólogo terá o objetivo de avaliar e orientar as possíveis dificuldades relacionadas a deglutição, fonação e mastigação. De acordo com o nosso parecer podemos ajudar nos encaminhamentos, no treinamento da mastigação, equilibrio das forças musculares da face e pescoço e adequar a postura, a respiração, a mastigação, a deglutição e a fala.
Fonte:Thaiane Ventura dos Santos, 2007

COMENTE - ESTE MUNDO É TODO SEU!!


0 comentários: