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segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

FONOAUDIOLOGIA ESCOLAR!

Existem três principais funções que o fonoaudiólogo exerce no âmbito escolar: participação na equipe, triagem e terapia.
A primeira função compreende os papéis de assessor e consultor. Como assessor, o fonoaudiólogo transmite os conhecimentos específicos de sua área para os demais elementos da equipe (professores, funcionários da escola, etc.) e como consultor, ele se torna responsável por esclarecer os profissionais, à medida que surjam problemas relativos à sua área, numa troca de informações constante.No que diz respeito à triagem, a atuação fonoaudiológica se faz quase que individualmente, já que tem como objetivo avaliar a comunicação oral, escrita e aspectos relacionados a elas. A triagem é composta por uma bateria de testes, elaborados pelo fonoaudiólogo, através dos quais se verifica a linguagem oral e/ou escrita da criança. A terapia é um aspecto muito controverso quando relacionado ao ambiente escolar. Alguns fatores devem ser considerados, como os exames médicos que uma criança com problemas na área de linguagem necessita fazer e o fato de como a criança se sentiria ao sair da sala de aula para ser atendida. Sendo assim, acredita-se que esse tipo de atendimento deve ser realizado fora do espaço escolar.Além disso, a atuação fonoaudiológica também deve ser centrada nos pais, professores e alunos.Em relação às crianças, é desenvolvido o trabalho de observação do aluno, triagem e terapia (quando necessário). No que diz respeito à atuação voltada aos pais, além das orientações e encaminhamentos, podem ser realizadas palestras e reuniões com intuito de abordar temas relacionados à linguagem. Com os professores, o trabalho objetiva promover uma troca de informações, p
ara que eles possam contribuir para o desenvolvimento da linguagem de seus alunos.Dessa forma, o trabalho fonoaudiológico é realizado numa equipe multidisciplinar, na qual profissional da área da saúde e da área da educação se unem para o bom desenvolvimento de linguagem do aluno.
FONTE:
Suelen Sabrina Teixeira Martins
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1 comentários:

Anônimo disse...

Prezada colega. A atuação fonoaudiológica escolar não compreende exatamente o que relatas em teu blog. Sugiro que leias a resolução sobre o assunto, no site do CFFa. Em especial, ao apontar a terapia na primeira frase. Outra sugestão, é que se pense na fono escolar como atuação de "saúde coletiva".
Um abraço,
Marcio França