Ads 468x60px

.

sábado, 5 de janeiro de 2008

BONS LEITORES X DISLÉXICOS - CURIOSIDADES!

QUANDO LÊEM, OS BONS LEITOES ATIVAM A PARTE POSTERIOR DO CÉREBRO E TAMBÉM, ATÉ CERTO PONTO, A PARTE ANTERIOR. AO CONTRÁRIO, OS LEITORES DISLÉXICOS DEMONSTRAM UMA FALHA NO SISTEMA: A SUBATIVAÇÃO DE CAMINHOS NEURAIS NA PARTE POSTERIOR DO CÉREBRO. CONSEQUENTEMENTE, ELES TÊM PROBLEMAS INICIAIS AO ANALISAR AS PALAVRAS E TRANSFORMAR AS LETRAS EM SONS E, LENTAMENTE E SEM FLUÊNCIA.

IMAGENS REVELAM QUE CRIANÇAS DISLÉXICAS MAIS VELHAS DEMOSNTRAM UMA ATIVAÇÃO AUMENTADA NAS REGIÕES FRONTAIS, DE MANEIRA QUE, QUANDO CHEGAM À ADOLESCÊNCIA, DEMONSTRAM UM PADRÃO DE SUPERATIVAÇÃO NA REGIÃO DE BROCA - ISTO É, PASSAM A USAR COM FREQUÊNCIA CADA VEZ MAIOR ESSAS REGIÕES FRONTAIS PARA A LEITURA. É COMO SE ESSES LEITORES ESTIVESSEM USANDO OS SISTEMAS DA PARTE FRONTAL DO CÉREBRO PARA COMPENSAR O PROBLEMA DA PARTE POSTERIOR. ISTO ESTÁ DE ACORDO COM O QUE SE CONHECE SOBRE O ESTILO DE LEITURA DE MUITOS DISLÉXICOS, UM MEIO DE COMPENSAR A DIFICULDADE DE LEITURA, POR EXEMPLO, É SUBVOCALIZAR (pronunciar as palavras em tom baixo) ENQUANTO SE LÊ, PROCESSO EM QUE UTILIZA UMA REGIÃO DA PARTE ANTERIOR DO CÉREBRO (a área de Broca) RESPONSÁVEL PELA ARTICULAÇÃO DAS PALAVRAS QUE SÃO VERBALIZADAS.


Fonte: Shaywitz, 2006




COMENTE AQUI, LOGO ABAIXO! ESTE MUNDO É SEU!

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal.. :)

Farei minha mono sobre dislexia teria como colocar mais informações sobre dislexia ou então colocar sugestões de pesquisa? Obrigada!
Beijos

ZEUS DOS ZEUS disse...

CARA VOCÊ É O MAXIMO.
PARABÉNS...
Abraços,
ALEXANDRE.