Ads 468x60px

.

domingo, 13 de janeiro de 2008

AFASIA INFANTIL!!

Crianças com distúrbios adquiridos de linguagem são classificados como tendo afasia adquirida. As características clínicas desse tipo de afasia se manifestam de forma diferente nas crianças e nos adultos. Em particular são duas as diferenças mais importantes. 1ª - é que o processo de recuperação é mais rápido e complexo nas crianças. 2ª - é que, na maioria dos casos, na afasia adquirida na infância há a perda da fluência, há traços de mutismo e há falta de espontaneidade na fala. Além disso, com raras exceções, a afasia adquirida na infância não apresenta os mesmos sintomas da afasia clássica, descrita nos adultos.
Embora existam várias informações na literatura, os sintomas mais encontrados nos estudos clássicos para caracterizar a afasia adquirida na infância incluem mutismo inicial seguido de: um período de redução na iniciativa da fala; sintaxe simplificada (expressão telegráfica); habilidade de compreensão prejudicada (no primeiro estágio do problema); prejuíz na nomeação; disartria; e distúrbios na leitura e escrita (já num estágio mais avançado).



CURIOSIDADE: Desde a primeira informação sobre a afasia adquirida na infância, no século passado, ela tem sido observada como sendo caracterizada pela afasia do tipo não-fluente.
As crianças com lesões que envolvem o centro posterior da linguagem apresentam uma menor freqüência de afasia fluente do que os adultos com o mesmo tipo de lesão.
Fonte: Murdoch, 1997




COMENTE - ESTE MUNDO É SEU!
FIQUE A VONTADE, AQUI VOCÊ TAMBÉM POSTA.. MANDE-ME UM EMAIL COM SUA POSTAGEM marcos.fono@gmail.com

3 comentários:

Ayla disse...

olá muito interessante ese blogg. parabéns agora gostaria d esaber se vcs teem alguam tecnica de terapiapaar a afasia infantil adquirida.

Anônimo disse...

COMO NA AFASIA DA INFÂNCIA A RECUPERAÇLÃO É MAIS RÁPIDA DO QUE NO ADULTO E HÁ PERDA DA FLUÊNCIA, TRABALHA-SE, INSISTENTEMENTE, COM EXERCÍCIOS DE LINGUAGEM MAIS SIMPLES (CORPO, COR, BRINQUEDOS... ENFIM!) É MAIS COMPLEXO!
TEM AMOTRICIDADE ORAL TAMBÉM, NOSSOS VELHOS E BONS EXERCÍCIOS PARA MOBILIDADE E TONICIDADE DA MUSCULATURA AFETADA! TENHO MATERIAIS BONS! POSSO TE MANDAR!

Lilli disse...

Parabéns pelo blog esta ótimo! Minha filha de 2 anos ja fala e forma frases, mas a uma semana as vezes ela gagueja no inicio de algumas frases ou apenas numa palavra, palavras q ela ja estava abituada a falar. Gostaria de sua orientação. Obrigada!