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quinta-feira, 29 de novembro de 2007

SÍNDROME DE DANDY WALKER!

Síndrome de Dandy - Walker é uma malformação congénita do cérebro envolvendo o cerebelo (uma área na parte de trás do cérebro que controla circulação) e os espaços preenchidos fluido à sua volta. As principais características desta síndrome são um alargamento do quarto ventrículo (um pequeno canal que permite ao fluido fluir livremente entre os superiores e inferiores áreas do cérebro e medula espinhal), uma parcial ou completa ausência do cerebelar vermis (a área entre Cerebelar os dois hemisférios), cisto e formação junto à base do crânio interno. Um aumento do tamanho dos espaços fluido que envolve o cérebro, bem como um aumento na pressão podem também estar presentes. Sintomas, que muitas vezes ocorrem na primeira infância, incluir desenvolvimentos motores e desenvolvimento lento e progressivo alargamento do crânio. Em crianças mais velhas, sintomas de aumento da pressão intracraniana, como irritabilidade, vómitos e convulsões, e sinais de disfunção cerebelar, como a instabilidade, a falta de coordenação muscular, ineficiência dos movimentos dos olhos pode ocorrer. Outros sintomas incluem o aumento cabeça circunferência, protraindo na parte posterior do crânio, os problemas com os nervos que controlam os olhos, face e pescoço, e os padrões respiratórios anormais. Síndrome de Dandy - Walker é freqüentemente associada com desordens de outras áreas do sistema nervoso central, incluindo ausência do corpo callosum (ligando o espaço entre os dois hemisférios cerebrais, e malformações do coração, o rosto, membros, dedos das mãos e pés.
Existe algum tratamento?
Tratamento de indivíduos com Síndrome de Dandy - Walker geralmente consiste em tratar os problemas associados, se necessário. Isto irá reduzir e controlar a pressão intracraniana inchaço. Pais de crianças com Síndrome de Dandy Walker pode beneficiar de aconselhamento genético, se sua intenção de ter mais filhos.
Qual é o prognóstico?
O efeito da Síndrome de Dandy - Walker sobre desenvolvimento intelectual é variável, com algumas crianças terem normais cognição e outras nunca conseguir normais desenvolvimento intelectual, mesmo quando a hidrocefalia é tratado precoce e corretamente.Longevidade depende da gravidade da síndrome associados e malformações.
A presença de múltiplas malformações congénitas pode encurtar vida.



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terça-feira, 27 de novembro de 2007

FISIOTERAPIA EM BERÇARIO DE ALTO RISCO!!

A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO BERÇÁRIO DE ALTO RISCO PODE SER DIVIDIDA EM DUAS PARTES: FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA E MOTORA.

AS PRIMEIRAS HORAS DE VIDA DOS RECÉM-NASCIDOS EM BERÇÁRIO DE ALTO RISCO SÃO ACOMPANHADAS DE DESCONFORTO RESPIRATÓRIO TRANSITÓRIO OU COMPROMETIMENTO RESPIRATÓRIO MAIS GRAVE. A ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA TEM COMO OBJETIVOS GERAIS PREVENIR O APARECIMENTO DE COMPLICAÇÕES RESPIRATÓRIAS OU FAVORECER A RECUPERAÇÃO DA MESMA.

NAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS QUE REQUEIRAM SUPORTE RESPIRATÓRIO, A FISIOTERAPIA VISA A FAVORECER A PERMEBIALIDADE E LIMPEZA DAS VIA AÉREAS, ASSIM COMO A HIGIENE BRÔNQUICA, POR MEIO DE VIBRAÇÃO, PERCUSÃO NO TÓRAX, DRENAGENS POSTURAIS E ASPIRAÇÕES DE TUBO ENDOTRAQUEAL E DE VIAS AÉREAS SUPERIORES. O FISIOTERAPEUTA BASEIA-SE EM RESULTADOS DE EXAMES COMPLEMENTARES COMO RAIO X E GASOMETRIA, ASSIM COMO O ESTADO GERAL DO RECÉM-NASCIDO, A DOENÇA PULMONAR, AS CONDIÇÕES CLÍNICAS E A RESPOSTA INDIVIDUAL DE CADA RECÉM-NASCIDO AOS PROCEDIMENTOS PARA GRADUAR E INTENSIFICAR A FREQUÊNCIA E AS TÉCNICAS NECESSÁRIAS EM CADA TERAPIA. (R. Deise & A. Gabriela, 1998)


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segunda-feira, 26 de novembro de 2007

DILEXIAS.... DISLEXIA!!

Dislexia é uma palavra estranha, mas o problema é mais comum do que a gente imagina: é um distúrbio que atinge cerca de 10% da população. Durante a fase escolar, muitas crianças descobrem que sofrem de dislexia.
O Jornal Hoje mostra que é possível diminuir as dificuldades de aprendizado na escola.




Nicole Cecim, de 10 anos, já cansou de ouvir ofensas dos amigos, e até de professores. “Já disseram que eu sou preguiçosa, que não me esforço”, conta.
A menina tem dislexia, um distúrbio que prejudica o aprendizado. A criança com dislexia tem dificuldades para ler, escrever e interpretar textos, e também para memorizar.
O diagnóstico de Nicole foi feito na Associação Brasileira de Dislexia. A psicóloga Mônica Bianchini explica que o distúrbio é hereditário, e que não é uma doença. “A dislexia é uma disfunção neurológica: a informação faz um caminho mais longo e demora um pouco mais para se processada”, explica.
A associação estima que 10% da população brasileira sofre de dislexia, e o importante, nestes casos, é fazer o diagnóstico precoce.
Um colégio de São Paulo tem tradição no atendimento a alunos com o distúrbio. Na quarta série, algumas crianças ainda penam para escrever. “Acréscimos de letras, trocas, inversões e omissões de letras podem caracterizar essa dificuldade”, diz o orientador educacional, Mario Angelo Braggio.
Na escola, os educadores respeitam o ritmo de aprendizagem dos alunos com dislexia. Eles recebem uma atenção especial do professor; muitos sentam na primeira fila. Nas provas, esses estudantes podem
usar os livros para consultar conteúdos; para resolver um problema de matemática, a tabuada e a calculadora estão liberadas.
“Nós utilizamos também outros recursos, como gravuras, desenhos, materiais pedagógicos. Sem o auxílio desses instrumentos, o aluno vai ter dificuldade de se expressas”, acrescenta a orientadora pedagógica Regina Rodrigues Miguel.
Esse distúrbio começa a ser identificado entre os 7 e os 14 anos, quando as crianças começam a apresentar problemas na escola. Fonte:http://www.dislexiadeleitura.com.br/noticias.php




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sexta-feira, 23 de novembro de 2007

ESSA É A REALIDADE??

Desde setembro de 2004, a Portaria GM 2.073, do Ministério da Saúde, instituiu a Política Nacional de Atenção à Saúde Auditiva, para atendimento integral de pessoas com deficiência auditiva, oferecendo ações de promoção da saúde, prevenção e identificação precoce de problemas auditivos, de média e alta complexidade, além de diagnóstico, tratamento clínico e reabilitação com o fornecimento de aparelhos de amplificação sonora e terapia fonoaudiológica, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Antes, as pessoas com deficiência auditiva já recebiam gratuitamente do Sistema Único de Saúde (SUS) os aparelhos auditivos. Com a Política Nacional, no entanto, foram englobadas diferentes ações, como acompanhamento dos pacientes em reabilitação auditiva pelo uso de prótese, não restringindo o atendimento somente ao fornecimento gratuito do aparelho.
Duas portarias ligadas à Secretaria de Atenção à Saúde (SAS) do Ministério normatizam a nova política: as de nº 587, de 07 de outubro de 2004, e 589, de 8 de outubro de 2004. Elas apresentam proposta para organização das redes estaduais de serviços de atenção à saúde auditiva, com a descentralização do atendimento e a presença de serviços em todo o Brasil.
Fonte: http://www.surdo.org.br/

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quinta-feira, 22 de novembro de 2007

COMUNICAÇÃO DOS SURDOS!!



COMUNICAÇÃO GESTUAL
Existem várias formas de comunicação gestual: Português sinalizado; Libras; mímica; pantomima, alfabeto manual, comunicação total, bilingüismo e outros.

UNIVERSALIDADE
Ao contrário do que muitos pensam, a língua de sinais não é universal, nem mesmo a nível nacional existe uma padronização, inda mais em um país de grandes dimensões como o nosso. Em uma cidade como São Paulo podemos observar até certos "bairrismos". Grupos de surdos possuem sinais diferentes para uma mesma situação.
Saiba sobre a a educação de surdos no Brasil -
http://www.jonas.com.br/
Em cada país a língua de sinais tem uma estrutura diferente, embora muito parecida. No Brasil a Libras, nos Estados Unidos o American Sign Language - ASL, e assim por diante. Só no continente africano temos 25 línguas gestuais. Em nossa américa são 21 - Geralmente chamadas de Lingua Gestual.


ALFABETO DE SINAIS
Você deve conhecer o alfabeto brasileiro de sinais. Embora muito utilizado, não pense que cada palavra numa comunicação com um surdo será feita desta forma, soletrada. Existem sinais para palavras inteiras e até para sentenças. Isto facilita e agiliza a comunicação, porém tais sinais devem ser utilizados dentro de uma estrutura - a Libras.
Também é muito comum observar sinais iguais para objetos ou palavras diferentes, mas isto não dificulta o aprendizado desta língua.
Existem pessoas treinadas para realizar o trabalho de INTÉRPRETES da Libras. Não é o bastante saber sinais, há de ser respeitado um código de ética e conduta, além de outros pontos que você aprende em curso próprio.
Fonte: www.jonas.com.br
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segunda-feira, 19 de novembro de 2007

ENTREVISTA COM ELIZABETH LUZ!!

O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: OLÁ FGA. ELIZABETH LUZ, TUDO BEM?
ELIZABETH LUZ:TUDO!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: POR QUE VOCÊ ESCOLHEU A FONOAUDIOLOGIA COMO PROFISSÃO?
ELIZABETH LUZ: No início de minha vida profissional, fui professora alfabetizadora, aqui no Rio de Janeiro.Percebia que determinados alunos trocavam ou omitiam sons.
Esse comportamento me chamava muito a atenção, porque eu nem sabia que existia tratamento! Com o passar do tempo,fui trabalhar numa Clínica de pacientes psiquiátricos,onde existia uma Fonoaudióloga ( Logopedista!) que atendia um menino autista.Fiquei encantada com o trabalho realizado por ela.Conseguiu até alfabetiza lo!Este fato foi à essência de tudo na minha vida.... Não poderia ser outra profissão
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA: POR QUÊ A FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR?
ELIZABETH LUZ:Continuando a caminhar na Fonoaudiologia,que na época atuava principalmente em Educação, eu acreditava e via em vários casos que chegavam, a não ligação com a Educação. Não tínhamos outro tipo de formação. Então,iniciei no RJ, um movimento junto aos colegas fonoaudiólogos,para que a Secretaria de Saúde nos absorvesse....e foi o que aconteceu! Os grupo foram então divididos em Fonoaudiólogos da Educação e da Saúde. Escolhi a Saúde,Pelo tipo de intervenção que eu gostava e gosto até hoje.Iniciamos então,em Postos de Saúde,a criação da Fonoaudiologia,independente da Educação.Como eu gostava de afasias,disartrias e pacientes com seqüelas neurológicas,as colegas enviavam para mim todos estes casos. Intervindo,verifiquei que deveria existir alguma coisa a fazer,antes que chegassem as seqüelas.Foi assim, que através do apoio da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro,implantamos o 1° Serviço de Fonoaudiologia Hospitalar,num Hospital Geral de Emergência,à nível de Brasil.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:VOCÊ É UMA PROFISSIONAL REALIZADA?
ELIZABETH LUZ:Não,enquanto não assistir ao reconhecimento da Fonoaudiologia Hospitalar,como especialidade,pelo nosso Conselho Federal de Fonoaudiologia,pelas Equipes Hospitalares,pelas Comunidades do Brasil todo.Porque a Fonoaudiologia Hospitalar existe de FATO,mas não de DIREITO! Nunca podemos nos sentir realizados, porque temos idéias,ideais e sonhos!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:ATUALMENTE EXERCE QUAL CARGO?
ELIZABETH LUZ:Sou staff do Serviço de Reabilitação do Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro;Diretora Acadêmica do Núcleo de Atividades do Fonoaudiólogo (NAF.BRASIL;Coordenadora de Curso de Especialização em Fonoaudiologia Hospitalar em algumas cidades brasileiras.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:FOI DIFÍCIL CHEGAR ONDE A SENHORA CHEGOU?
ELIZABETH LUZ:Não sei aonde cheguei ! Posso dizer que durante todos os meus anos de profissão, realizei meus sonhos,formando acadêmicos ( que hoje são professores e destaques na Fonoaudiologia);criei serviços para que a profissão cresça cada vez mais.Sinto muito orgulho em ser Fonoaudióloga !
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:QUAIS SÃO AS "PEDRAS" DO CAMINHO?
ELIZABETH LUZ:Essas pedras incomodam o tempo todo........ São geralmente colocadas em nossos sapatos,por pessoas que não conseguem ver a Fonoaudiologia de forma ampla,que existe lugar para todos e que se não deixarmos aos mais novos, o que aprendemos,não adiantou ter vivido tão intensamente a profissão!Pedras são também os profissionais que fazem qualquer negócio por dinheiro e não pelo destaque da Fonoaudiologia!Destes,tenho muita pena!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A A SENHORA É MAIS VOLTADA PARA NEONATOS OU ADULTOS? POR QUÊ?
ELIZABETH LUZ:Gosto mais de trabalhar com adultos.Especializei-me em Neurofisiologia, porque acho o cérebro a mente uma maravilha indecifrável...e estou até hoje, tentando decifrar alguma coisa...mas, se todos gostassem do verde, o que seria do vermelho,não é? Quando sou chamada em berçários ou em Maternidades,não tenho vergonha nenhuma de tomar as primeiras providências com o bebê ou com a mãe. Logo depois,peço a alguma colega especializada em intervenção junto ao bebê,para cuidar do caso.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:QUAL VISÃO A SENHORA TEM SOBRE OS PERFIS DOS PROFISSIONAIS FONOAUDIÓLOGOS E MÉDICOS QUE ATUAM EM ÂMBITO HOSPITALAR?
ELIZABETH LUZ:Dependendo de cada região ou estado brasileiro,tenho visto varios perfis.Aqueles,terríveis,onde a indicação política não verifica a qualificação e a competência do profissional,mas sim,o envolvimento político.Outros que procuram locais de trabalho,mesmo que sejam contra sua vontade e seu sonho,somente por dinheiro..Lamentável! Mais triste ainda,aqueles que utilizam a Fonoaudiologia em causa própria,para aparecer na mídia e no mercado... Coitados!Destas formas,como se inserir em equipes médicas? No momento em que o Fonoaudiólogo Hospitalar tiver conhecimento suficiente e segurança científica,ficará muito fácil entrar no mercado!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:COMO A SENHORA VÊ A FONOAUDIOLOGIA EM GERAL?
ELIZABETH LUZ:A profissão que era dita do futuro e que já é do presente! Temos colocado,no mercado de trabalho,através do Curso de Especialização de Fonoaudiologia Hospitalar,muitos profissionais capacitados a enfrentar os leões de cada dia!Isso demonstra que o jovem fonoaudiólogo,que recebe portas abertas,deve aproveitar o máximo as chances e não perder de vista seus reais objetivos.
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A SENHORA TROUXE A 1ª ESPECIALIZAÇÃO DE FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR EM SÃO LUÍS-MA, PRETENDE TRAZER A 2ª?
ELIZABETH LUZ:Levarei,porque vi os frutos do que foi levado e ainda estou vendo.
Percebi que a visão do Fonoaudiólogo de São Luís amadureceu e o mais importante de tudo: ACREDITAÇÃO NO PODER DO SABER E NA RELAÇÃO COM O MERCADO DE TRABALHO!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:A SENHORA ACHA QUE INICIATIVAS COMO A DO MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA AJUDAM PARA A ASCENÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA?
ELIZABETH LUZ:De forma bastante gloriosa e sadia.O Fonoaudiólogo precisa do Mundo da Fonoaudiologia para trocar informações,conhecer pessoas ligadas ao ramo,tomar conhecimento de novas pesquisas que estão acontecendo pelo mundo,de encontrar colegas e tantas outras vantagens....Precisa continuar,com o ardente desejo de seu criador!
O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA:O MUNDO DA FONOAUDIOLOGIA AGRADECE SUA DISPONIBILIDADE DE SER ENTREVISTADA E DE CONTRIBUIR AINDA MAIS PARA O SUCESSO DE UM NOVO ESPAÇO QUE VEIO PRA DIVULGAR A PROFISSÃO FONOAUDIOLOGIA! OBRIGADO!
ELIZABETH LUZ:Agradeço a oportunidade,de mais uma vez, poder falar aos colegas e despertar os anseios por mercado de trabalho favorável ao desempenho digno da profissão. Ao mundo da fonoaudiologia que permitiu e favoreceu esse encontro através de seu criador o fonoaudiólogo Marcos Abreu,que está desempenhando seu trabalho de formiguinha da fonoaudiologia....levando o saber a todos. Parabéns!


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sábado, 17 de novembro de 2007

BASTIDORES DA FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR!! A EXPERIÊNCIA COMO CAMINHO PARA O SUCESSO, ENTREVISTA DIA 19 COM A FONOAUDIÓLOGA:







Especialista em Neurofisiologia
Coordenadora dos Cursos de Especialização Fonaoudiologia Hospitalar - NAF
Responsável pelo 1ª serviço de fonaoudiologia hospitalar no brasil no Hospital Municipal Salgado Filho - RJ
Fonoaudióloga staff do Instituto Municipal de Geriatria e Gerontologia Miguel Pedro-RJ
Diretora Acadêmica do Nucleo de Atividades do Fonaoudiologia-NAF.BRASIL
CONSELHEIRA DA 1ª REGIAO DO crfª -GESTÃO 200-2004


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quinta-feira, 15 de novembro de 2007

TRIAGEM AUDITIVA NEONATAL

Em cada 10 mil nascimentos 30 crianças apresentam deficiência auditiva, em comparação com algumas doenças identificadas pelo “teste do pezinho”, a exemplo da anemia falciforme (2 em 10 mil) ou o hipotiroidismo (2,5 em 10 mil), de acordo com os dados do National Center for Hearing Assesment and Management (NCHAM), da Universidade de Utah (EUA).
A surdez é maior que outras doenças já avaliadas em maternidades, o que comprova a importância da triagem auditiva neonatal para detectar precocemente alguma anormalidade e dar início ao tratamento. A perda da audição pode surgir em qualquer fase da vida e muitas vezes é irreversível. Quando ocorre desde o nascimento – a mais grave – pode afetar definitivamente o desenvolvimento psicossocial do ser humano e interferir na condição mais importante da vida: a comunicação. Para ela, ouvir é fundamental para o aprendizado da fala pela qual as pessoas interagem e desenvolvem a linguagem, responsável pela manifestação do pensamento, inteligência e raciocínio. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que 10% da população mundial sofrem de problemas auditivos. Na Bahia, o percentual chega a 2% do número de deficientes, ou seja, acima de 5 mil pessoas,informa a Associação de Pais e Amigos de Deficientes Auditivos (Apada).
Faltam campanhas que informem os pais sobre o exame de emissões otoacústicas, “teste da orelhinha”, e a importância do diagnóstico precoce da surdez para livrar a criança de problemas na fala e interferência em seu comportamento social.

Fonte: Luiz Carlos Santos Lopes 24/06/2004

Para ver na íntegra esta matéria, clique aqui:

DEPOIMENTO DE UMA FONOAUDIÓLOGA!

A Fonoaudiologia Hospitalar em questão

Fonoaudiologia Hospitalar está a cada dia mais se expandindo no Rio de Janeiro e no Brasil e está se tornando inegável a necessidade que os fonoaudiólogos estão sentindo em buscar formação científica para o embasamento de suas atividades práticas. Negar a existência desta forma de atividade não é mais possível! Cabe a nós, fonoaudiólogos, continuar a luta quanto ao esclarecimento das formas de ação, de atuação e lembrar sempre que a Fonoaudiologia Hospitalar difere da Ambulatorial, caracterizando-se pela intervenção a pacientes com sintomas de injúrias ainda não instalados.O nome "Fonoaudiologia Hospitalar" que está tão falado e discutido não significa de forma alguma atuação no espaço físico chamado "Hospital", mas está sendo usado, exatamente, para determinar que difere na forma de intervenção que são realizadas em pacientes internados (ainda no leito).As ações do fonoaudiólogo hospitalar incluem formas preventivas, precoces, intensivas pré e pós-cirúrgica, dando inclusive respaldo técnico e prático à equipe multiprofissional onde atua, esclarecendo que o objetivo maior é impedir ou diminuir as seqüelas nas formas de comunicação que a patologia-base possa deixar. Autora: Fga. Elizabeth LuzData: 13 de Setembro de 1999CRFa 2725/RJ






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terça-feira, 13 de novembro de 2007

ALEITAMENTO NATURAL, MAMADEIRA E COPINHO!

A alimentação pelo “copinho” consiste em um método artificial e seguro para a mãe e o bebê evitando assim o desmame precoce, provocado pelo uso de bicos artificiais, visto que mamadeiras e/ou chupetas favorecem a sucção insuficiente (o bebê suga com a boca parcialmente fechada), podendo afetar o início e o sucesso do aleitamento materno. A criança que recebe mamadeira e/ou chupeta pode ter dificuldade em “pegar” a mama.





Segundo Jornal Entrelinhas de Botucatu de 28/3/2006, revelou que, na impossibilidade da amamentação, a melhor solução para fornecimento de alimento ao lactente é a utilização do copo. O recomendável é sempre o aleitamento exclusivo no peito por 6 meses, continuado até 2 anos ou mais, com o uso do copo sempre que necessário, ou seja, quando a mãe estiver trabalhando ou quando se ausentar por período superior ao da amamentação da criança. Aos seis meses a criança já pode utilizar o copo para ingerir água e sucos, não necessitando, em nenhum circunstância, do uso da mamadeira. O copo é a melhor forma para alimentar lactentes quando a amamentação não for possível.



Conforme Euclydes, (2000) , o recém-nascido não tem maturidade neurológica para deglutir um líquido que não venha simultaneamente da coordenação sucção/deglutição. Só mais tarde estará apto a deglutir algo que ele não sugou. Assim, o "copinho" estimula a deglutição mas não a sucção, e estas funções não estão dissociadas no recém-nascido. Fonte: Gamburgo, Munhoz, Amstalden, "Alimentação do Recém-Nascido: Aleitamento natural, mamadeira e copinho.






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domingo, 11 de novembro de 2007

Professor é candidato a dano vocal!!

Os professores têm 32 vezes mais probabilidade que as pessoas que exercem outras profissões de sofrer de distúrbios da voz, segundo Julie Ostrem, do Departamento de Distúrbios da Fala e Audiologia da Universidade de Iowa, Estados Unidos, e do Centro Nacional da Voz e Fala (www.ncvs.org). Muitas pessoas possuem uma laringe robusta, onde está a "caixa da voz", o que permite suportar abusos no uso da voz. Entretanto, explica Ostrem, também existem pessoas propensas a ter problemas de voz, como rouquidão, pouco fôlego ou dor e fadiga quando falam.Essas dificuldades podem tornar-se tão severas a ponto de levar professores a abandonar prematuramente a carreira. Felizmente, explica a especialista, existem formas de prevenir a maior parte dos distúrbios da voz relacionados às mais variadas profissões.
Para a fadiga vocal, por exemplo, a recomendação de quem entende o assunto é a de que é melhor falar por curtos períodos e descansar um pouco do que falar por muito tempo para ter em seguida uma longa pausa.
Há casos em que é preciso recorrer a uma ajuda externa. Para uma sala de aula que obrigue o professor a falar muito alto para ser ouvido até a última fileira das carteiras, forçando a voz, a sugestão para evitar futuros problemas é utilizar um sistema de alto-falante portátil.
Fonte: Folha de São Paulo

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

PROBLEMAS ASSOCIADOS À VOZ PROFISSIONAL!



O quadro de Distúrbio de Voz Relacionado ao Trabalho pode estar associado a sintomas como depressão, medo, angústia e ansiedade devido à incerteza quanto a estabilidade do emprego, às dificuldades em desempenhar adequadamente suas funções e as repercussões na vida profissional e pessoal. A necessidade de responder as exigências do trabalho, o medo do desemprego, a falta de informação e outras contigências no mundo do trabalho conteporâneo fazem com que o trabalhador suporte esses sintomas e continue trabalhando. (SOUZA, 2004)


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quinta-feira, 8 de novembro de 2007

VOZ NO TEATRO!


A voz é primordial no teatro, tão importante que por si só pode incrementar os textos. Em primeiro lugar, é preciso encontrar seus centros de projeção, situados no diafragma, coração e alto da cabeça.
Pulsações, ritmos, contrações, gritos, nós de vibrações e de contradições são bases corporais. Tudo isto está implícito na técnica vocal que o ator deve possuir para produzir sentido.
O processo de criação de sentido na arte dramática implica que o ator deve desaprender as usuais regras que reduzem seu corpo a um simples porta-voz. O objetivo é que a voz do ator torne-se música vocal e dirija-se não apenas à orelha, mas, sim, ao corpo inteiro. Música percebida pela caixa torácica, pelos pulmões e pelo ventre.
Para tal, sugere-se ao ator o seguinte treinamento vocal:
Procurar colocar e projetar a voz
Desenvolver exercícios de descrição vocal-fonológica (descrever com a sua voz o que vê ou o que sente, explorando os ritmos fônicos, as pulsões sonoras, os diversos centros ressonadores e até mesmo todas as possibilidades vocais, inclusive a dos sentidos pelos sons). (http://www.jfservice.com.br)
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quarta-feira, 7 de novembro de 2007

RELATO DE UM POLÍTICO!!




"Percebo que a minha voz é um recurso muito importante, tanto na convenção do partido como em comícios e no rádio. É ela que causa mais impacto. A minha voz me dá segurança em relação ao que falar porque sinto que a domino e consigo jogar com ela através da entonação e das inflexões. É importante ter caixa de ressonância... Sinto segurança também porque tenho um Português correto... É através da voz que se mobiliza as pessoas. Principalmente durante os comícios, o nível de atenção do povo depende da voz. A voz é universal. O conteúdo do que se fala depende de vários fatores para ser entendido, principalmente devido às diferenças culturais. A voz mobiliza a atenção das pessoas para o conteúdo da fala que vem a seguir. Falar bem é básico para impressionar o povo. Pode não fazer ganhar a eleição, mas chama a atenção."



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terça-feira, 6 de novembro de 2007

PROFESSOR SOFRE!!


Você acha que o professor deveria ter treinamento vocal durante sua formação?
Saber da importância da voz como estratégia preventiva de surgimento de alterações de voz?
Obter orientações com relação ao abuso vocal e mau uso da voz?








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domingo, 4 de novembro de 2007

REFLEXÃO!!

O FONOAUDIÓLOGO PREOCUPA-SE EM TRABALHAR ATENCIOSAMENTE TODO O PROBLEMA DE CORREÇÃO E REABILITAÇÃO DOS DISTURBIOS DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA, DA VOZ, DA FALA, E FAZ O TREINAMENTO NA MEDIDA CERTA!!


O PROFESSOR DE CANTO PREOCUPA-SE EM ESTUDAR TODA A MODIFICAÇÃO DA VOZ HUMANA, PELA QUAL SE FORMAM SONS VARIADOS, TREINANDO O ALUNO PARA ADQUIRIR ESPONTANEIDADE, SERENIDADE, PUREZA E MALEABILIDADE, APRIMORANDO TODA A SONORIDADE VOCAL (MORANI, 1998).


QUAL É O LIMITE ENTRE ESSES DOIS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO À VOZ?




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sábado, 3 de novembro de 2007

SÍNDROME DE BURNOUT


A ocorrência do estresse ocupacional tem sido observado em todas as partes do mundo, como fator causal de mortalidade, morbidade e ruptura na saúde mental e bem-estar dos trabalhadores.
O impacto dos fatores estressantes sobre profissões que requerem grau elevado de contato com
o público, recebe o nome de Síndrome de Burnout.
De origem inglesa, este termo significa: queimar, ferir, estar excitado, ansioso.
Trata-se de uma resposta ao estresse emocional crônico, sentimentos relativos ao desempenho da profissão, representado por: exaustão física e emocional (contrastes entre tensão e tédio)
diminuição da realização pessoal no trabalho (competência, sucesso, esforços falhos, depressão)
despersonalização (distanciamento, separação, coisificação, insensibilidade, cinismo)
envolvimento (pessoas, proximidade, atenção diferenciada).

As principais causas da Síndrome de Burnout são:
Excesso de trabalho
Sobreesforço (que leva a estados de ansiedade e fadiga)
Desmoralização e perda de ilusão
Perda de vocação, decepção com superiores, etc.

PRINCIPAIS SINTOMAS DA SÍNDROME DE BURNOUT

a) Psicossomáticos: fadiga crônica, dor de cabeça, distúrbios do sono, úlceras e problemas gástricos, dores musculares, perda de peso;

b)Comportamentais: falta ao trabalho, vícios (fumo, álcool, drogas, café);

c)Emocionais: irritabilidade, falta de concentração, distanciamento afetivo;

d)Relativos ao trabalho: menor capacidade, ações hostis, conflitos, etc.


As situações de estresse contribuem para as condições de mau-uso e abuso da voz, que geram esforços e adaptações do aparelho fonador, deixando o profissional mais propenso ao desenvolvimento de uma disfonia. (Rev. Bras.de Saúde Ocupacional, 1995/96)


"UM CORPO CANSADO GERA UMA VOZ CANSADA"








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sexta-feira, 2 de novembro de 2007

CONSCIENTIZAÇÃO É PRECISO!!!

Ações preventivas deveriam ser adotadas na atenção integral dos profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho. Contudo, o trabalhador geralmente não recebe qualquer informação sobre o funcionamento e cuidados vocais, a fim de diminuir o risco de apresentar disfonia. Os cuidados vocais são propagados entre cantores e artistas, mas não entre os professores e outros profissionais.


TEMOS QUE MUDAR ISSO!



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quinta-feira, 1 de novembro de 2007

NOVO TEMA!! VOZ COMO INSTRUMENTO DE TRABALHO!!

VAMOS COMEÇAR ESSE NOVO TEMA COM O PROFISSIONAL DE TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING: VOCÊ SABIA QUE A PORTARIA 9, DA SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO E DO DEPARTAMENTO DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO, AMBOS DO MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO APROVOU O ANEXO II DA NORMA REGULAMENTADORA(NR-17) QUE TRATA DESSE TEMA?
A PORTARIA ESTABELECE PARÂMETROS MÍNIMOS PARA O TRABALHO EM ATIVIDADES DE TELEATENDIMENTO/TELEMARKETING NAS DIVERSAS MODALIDADES DESSE SERVIÇO. EX: ADEQUAÇÃO ERGONÔMICA DE TODO MOBILIÁRIO, RUÍDOS, AR-CONDICIONADO, CARGA HORÁRIA DE SEIS HORAS DIÁRIAS SENDO DUAS PAUSAS DE 10 MINUTOS A CADA 50 MINUTOS DE TRABALHO ENTRE OUTROS... (Jornal do CFFa).
O OPERADOR DE TELEMARKETING É CARACTERIZADO COMO UM PROFISSIONAL DA VOZ QUE POSSUI ESPECIFICIDADES TAIS COMO DEMANDA VOCAL E OPERACIONAL, OU SEJA, ESTÁ INSERIDO EM UMA REALIDADE DE TRABALHO QUE ENVOLVE METAS, DESAFIOS E TEMPOS DE ATENDIMENTO A SEREM SEGUIDOS, PRODUÇÃO E EXIGÊNCIA VOCAL. Salzstein, (2000)
O FONOAUDIÓLOGO DEVE INTERVIR, ASSISTINDO BEM ESTES PROFISSIONAIS NO SENTIDO DE REEDUCAR A VOZ EVITANDO ATÉ MESMO FALTA NO TRABALHO EM RAZÃO DO MAL EMPREGO DA VOZ!
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